• Helena Barbosa Geraldes

2004: o ano da zebra

Atualizado: Jul 24

A gênese do termo “zebra” no futebol surgiu quando o técnico da Portuguesa do Rio de Janeiro, Gentil Cardoso, antes de um jogo Cariocão de 1964, contra o Vasco. Gentil, em entrevista a um jornalista afirmou que o resultado do jogo seria "zebra", pois a Portuguesa iria ganhar do Gigante da Colina. Porém, este animal não existia no sorteio do famoso jogo do bicho e, com isso, parecia impossível o time da Ilha do Governador vencer a partida. Mas, aconteceu! Placar final: 2 a 1 Portuguesa e, desde então, o jargão permaneceu no ambiente das quatro linhas.


Há 16 anos, o futebol ficou marcado como “O Ano da Zebra”. 2004 foi o ano em que não houve lógica e os resultados dos campeonatos foram os mais improváveis. A seguir, mostraremos algumas dessas equipes que surpreenderam.


São Caetano

Foto: Agência Estadão

A equipe do ABC paulista, comandada por ninguém menos que Muricy Ramalho, conquistou um dos campeonatos mais difíceis do Brasil: o Paulistão. Na final, o Azulão venceu o Paulista, de Jundiaí por 2 a 0. Esse é o maior título da história do clube.


Santo André

Outro time do ABC também fez história no mesmo ano. O Santo André, popularmente conhecido como Ramalhão, conquistou a Copa do Brasil, ganhando do Flamengo por 2 a 0, no Maracanã com mais de 70 mil pessoas. Sem dúvidas, inesquecível para o torcedor santo-andreense.

Once Caldas

Nem o mais otimista torcedor do Once Caldas poderia imaginar que o clube eliminaria São Paulo e Santos, dois gigantes da América, na Libertadores. Na grande final, os colombianos, historicamente, venceram um dos mais tradicionais e vitoriosos times do mundo, o Boca Juniors por 2 a 0 nos pênaltis. Dessa forma, levantando a Taça Libertadores.


FC Porto

Mesmo tendo ganho a Liga dos Campeões em 1987, o Porto nunca foi um clube de tradição nesta competição. Contudo, em 2004 tudo mudou. Times badalados como Barcelona, Real Madrid, Lyon e Arsenal ficaram para trás e a final foi disputada entre Mônaco e Porto. Os portugueses levaram a melhor, aplicando 3 a 0 nos monegascos, sendo que um dos gols foi marcado pelo atacante brasileiro Carlos Alberto.

Grécia

Foto: Getty Images

Essa talvez seja umas das maiores zebras da história. A seleção da Grécia deu uma “Zebra de Tróia” para a seleção de Portugal na Eurocopa de 2004. Embora jogasse em terras portuguesas e contasse com Cristiano Ronaldo, Figo, Deco em seu elenco, os gregos levaram a melhor e venceram por 1 a 0, gol de Haristeas.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle