Bahia para sempre - nove anos da tragédia na Fonte Nova

Atualizado: Jul 24

Hoje após a Copa do Mundo de 2014, sediada aqui no Brasil, a maioria das pessoas lembram da Fonte Nova como a fonte de gols. Palco da maioria das goleadas do mundial, é uma das arenas mais bonitas do país, alegre, receptiva, linda como sua cidade natal: Salvador. Quem olha pra arena hoje mal sabe ou não muito se lembra da maior tragédia do futebol nacional, que foi a queda da arquibancada durante o jogo de Bahia x Vila Nova, válido pela série C do Brasileirão, onde um empate consagrava o acesso do Tricolor.


Inaugurado em 1951, o estádio Octávio Mangabeira, palco de grandes jogos, grandes triunfos tricolor, clássicos memoráveis entre a dupla BaVi, teve, por infelicidade do destino misturado com má administração e negligencia, que assistir a morte de sete torcedores do Bahia em noite de festa.


Era 25 de novembro de 2007, enquanto Bahia jogava com o Vila Nova, aos 35 minutos o anel superior cedeu. A torcida do Bahia é famosa por sua presença e paixão. Naquele dia não poderia ser diferente, estranho seria se não estremessem a estrutura do estádio, porém, ele não suportava mais aquilo, tanto amor. Enquanto a torcida pulava para alguns o chão se foi, cerca de 20 metros. A Fonte estava lotada, 60 mil tricoloucos. O jogo seguiu normalmente, para quem estava dentro não havia nada aparente, por mais louco que isso pareça.


Ao final de tudo, Esporte Clube Bahia voltava a Série B e começava-se a falar sobre o acidente, mas ninguém poderia imaginar a gravidade.


Sete mortes. Sete vidas levadas pela negligência e descuido. Sete apaixonados que não vão mais aos estádios. Lembrar deste dia é um misto de alegria e tristeza. Narrar este fato destrói qualquer um. Existe laço de sangue entre torcedores. Graças a Deus a Fonte, segue belíssima, renovada, revigorada, com esta triste lembrança, mas segue apaixonante e cativante.


Este é apenas um texto para lembrar destes irmãos em torcida, lembrar que eles existiram e morreram, de alguma forma, pelo Bahia. Não há muito o que dizer, apenas lembrar para não esquecer, lembrar para que nunca mais aconteça.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle