Zidanne, Ranieri ou Fernando Santos?

Atualizado: 25 de Jul de 2020


Zidanne, Claudio Ranieri e Fernando Santos são os 3 nomeados para o prémio de melhor treinador do ano.


Começando pelo treinador do Real Madrid, ele pode não ter ganho o campeonato espanhol mas ganhou a Liga dos Campeões disputada em Berlín e mais uma vez frente ao Atleti de Madrid.


Já Claudio Ranieri fez o que ninguém acreditava na Primier League, levou uma equipa que tinha subido de divisão na temporada passada ao título de Campeão Inglês. O Leicester junta-se assim ao Blackburn Rovers como vencedores do título sem serem os ditos grandes, Manchester United, Chelsea, Liverpool, Arsenal ou City.


Por fim, Fernando Santos, o selecionador português, levou a equipa das quinas à final do Europeu e venceu-a já no prolongamento. Portugal já havia perdido um Euro em 2004 em sua casa frente à Grécia e desta vez foi a vez da França perder na sua casa o título para Portugal. É o primeiro troféu da seleção das quinas.


A meu ver estes três não deviam estar juntos na mesma categoria. Enquanto que dois destes são treinadores, um é selecionador e para mim tem de ser feita uma distinção entre quem treina equipas e quem treina seleções.


Ser treinador de uma equipa é ter trabalho durante 10 meses, em que se treina para ganhar campeonatos, não descer de divisão, conseguir lugares nas competições europeias e dependendo do clube, até lutar para vencê-las. Essa equipa trabalha todos os dias junta, já têm entrosamento e estão habituados em campo a jogarem uns com os outros.


Um selecionador tem de se qualificar para os Europeus, Mundiais, Copas, dependendo do país que treina e treina jogadores que podem ou não jogar juntos, aqui o que importa é a nação e não o clube que cada um representa. Estes jogadores não treinam todos os dias juntos. Encontram-se umas 6 vezes ao ano para treinarem e logo a seguir jogarem as qualificações seja de mundiais ou europeus.


Resumindo, o trabalho de um treinador não é o mesmo que o de um selecionador e por isso acho que tinha de haver uma distinção entre um e outro.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Seja nosso parceiro!

E-mail: futebolporelas@hotmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle