Copa Santiago de Futebol Juvenil

Atualizado: 25 de Jul de 2020


Com o intuito de valorizar e divulgar o futebol juvenil dos clubes, surgiu em 1989, em Santiago - Rio Grande do Sul, o Torneio Internacional de Futebol Juvenil denominado “Romeu Gulart Jacques”, nome dado em homenagem ao fundador do Cruzeiro Esporte Clube de Santiago, sede da copa.

A competição foi denominada como Torneio, até a 13ª edição, logo após o nome foi alterado para “Copa Santiago de Futebol Juvenil”, o qual é até hoje. A homenagem ao fundador, que antes era feita no nome do campeonato, agora é mostrada no troféu, que leva o nome de Romeu Gulart Jacques.

Em 1993, o Torneio, obteve a autorização oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e no ano seguinte, da Féderation Internacional de Football Association (FIFA). No mesmo ano, 1994, contou com a participação do Club Cerro Porteño, do Paraguai, que trouxe a integração esportiva do MERCOSUL (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), juntamente com a participação da Seleção Juvenil de Futebol da República Popular da China, fato que foi repetido em 1995.

Desde então, grandes clubes brasileiros e estrangeiros, já mostraram o futebol no gramado do Estádio Alceu Carvalho e inúmeros atletas se destacaram ao longo das edições, encontrando a fama, seja no clube de origem ou em Seleção Juvenil e Seleção Principal de diversos países.

No ano de 2017, a Copa Santiago irá contar com a presença de 13 equipes, sendo 11 brasileiras, uma paraguaia e uma boliviana, são elas:

Na primeira fase, os componentes do grupo A irão se enfrentar entre si, enquanto os do grupo B e C se cruzarão. Avançam para a segunda fase, que será eliminatória, os primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados. A competição têm início dia 12 de Janeiro, entre o atual campeão, Cruzeiro e Palmeiras.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle