• laribamondes

Categorias de base: um futuro de muitas incertezas

Atualizado: 25 de Jul de 2020

As categorias de base de um clube são responsáveis pela preparação e formação de grandes craques para o mundo futebolístico. Todos sabem que o sonho de cada jogador de futebol é jogar pelo time profissional do clube em que atua. Se esforçam ao máximo, se dedicam pela sua carreira e se preparam para um futuro promissor.

É de extrema importância o destaque nessa fase, devido a chance de subir de categoria ser ampla. Um dos maiores clubes responsáveis por adaptar jovens talentos e revelar grandes estrelas, é o Santos F.C, e entre a lista de craques estão: Pelé, Robinho e Neymar, um dos nomes de extrema importância na história do futebol.

No Brasil existem outros diversos clubes, que optam ao utilizar um jogador de base através do seu desempenho e claro, o bom futebol. O Palmeiras acertou em cheio ao subir o Gabriel Jesus, para o time principal. O jovem de apenas 19 anos, caiu como uma luva e conquistou a torcida alviverde ao realizar belas jogadas e marcar os seus gols. Já o Corinthians nesse meio, ainda é considerado como "carrasco", devido às transações de jovens promessas para clubes internacionais e entregues quase gratuitamente ao time que tanto almeja o jogador.

Matheus Cassini é um exemplo, estava em uma boa fase na base do Corinthians e acabou sendo vendido para o Palermo, onde ficou sem espaço para jogar. No caso de Malcom, ele já estava no time profissional e vivendo também em boa fase, mas teve proposta do Bordeaux e escolheu ir embora. Houve também o caso de Maycon, o atleta de 19 anos que foi emprestado à Ponte Preta até o fim do ano, o que vem gerado grande revolta aos torcedores. O Corinthians que teve grandes desfalques durante o ano poderia sim, ter subido alguns nomes ao time principal, mas é com total convicção que eles dizem :NÃO.

O que de fato os clubes estão perdendo, é a oportunidade de revelar grandes jogadores e futuros ídolos. Estão deixando essa nova geração passar despercebida e os impedindo de realizar seus sonhos, o sonho de poder jogar pelo seu time de coração ou por um time conhecido. Talvez a luz que esteja faltado em campo, está ali escondida na base, esperando e torcendo para que surja uma oportunidade. Tão pouco valorizados estão sendo os meninos da base, que se torna até mais difícil sonhar em ser um jogador profissional, em meio a tanta rejeição.

Para ter um talento não é preciso ser veterano, pois o dom de jogar futebol, já nasce com muitos. Os jogadores das categorias de base, só estão em busca de aperfeiçoamento para um futuro brilhante na carreira de jogador. Qual será o time que irá revelar um futuro Pelé? Aguardaremos aos próximos capítulos dessa novela da vida real, que ainda sim, entristece os nossos corações e os corações dos apaixonados por futebol.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle