Desabafo de uma apaixonada por futebol europeu

Atualizado: Jul 24

Não é de hoje que o futebol internacional tem lugar garantido na programação do fim de semana. Com um número cada vez maior de canais na TV à cabo, as opções para ver o futebol do velho continente são das mais variadas.


Mesmo assim, tem gente que não entende que algumas pessoas preferem o futebol europeu do que o brasileiro. Tudo é motivo para criticas e “falta de patriotismo”. Nem todo mundo curte o Brasileirão e ninguém é obrigado, ou, torce para algum time nacional. Sempre escuto alguém dizer que quem gosta de times estrangeiros e seleções de fora não é patriota, não ama o próprio país. O que isso tem a ver? Sinceramente, cada um tem livre arbítrio para escolher do que gosta ou não e isso inclui time de futebol.


O futebol europeu é apaixonante e não dá para dizer que os melhores não jogam lá, pois, eles jogam sim e muito. Não só os times grandes como Barcelona, Bayern de Munique e Real Madrid têm destaque. Os times não tão conhecidos por muitos como Tottenham, Sevilla ou Bayer Leverkusen possuem seus torcedores na terra tupiniquim. Já cansei de ouvir que não sou patriota somente porque eu torço para um clube estrangeiro e uma seleção que não é a brasileira. Já dizia um ditado: se tem uma coisa que eu não sou nesta vida, é obrigada. E não, não sou obrigada a torcer para Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro etc. Ou para a seleção.


Não é porque você não torce para um time brasileiro ou não assiste o Brasileirão com frequência que você é um “modinha” que paga pau para o futebol europeu. Futebol é futebol aqui e na Finlândia e cada um escolhe o time que mais se identifica. Muito simples!


Então vamos para de encher a paciência do amigo ou amiga porque ele ou ela não torcem para times daqui. Eles não são obrigados só porque são brasileiros. Vamos parar o mimimi e deixar que cada um torça para o time que quiser. O mais importante é amar futebol e ser um torcedor que está com o time nos momentos bons e ruins. Seja aqui ou na França, Espanha, Holanda, Portugal ou Alemanha. Torça, grite, chore, sorria e esteja com sua equipe.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle