Casa cheia

Atualizado: 6 de Jan de 2020

É assim que a sede da Copa do Mundo de 2026 ficará após a decisão tomada nesta terça-feira (10) em reunião da FIFA realizada em Zurique. A entidade determinou que 48 seleções participarão do mundial, abandonando o modelo tradicional de 32 equipes, adotado desde a Copa na França em 1998.

A mudança dividiu opiniões no mundo do futebol. Os ex-jogadores Maradona e Puyol definiram a novidade como “fantástica”, pois dá mais oportunidades para outras seleções. Representantes de federações de menor expressão como a da Escócia, Zimbabue e também o presidente da Confederação Asiática, Salman bin Ibrahim al Khalifa compartilham do mesmo ponto de vista, apoiando a ideia em nome da representatividade.

Na Europa, entretanto, a decisão não agradou. A Associação Europeia de Clubes, por exemplo, defende o sucesso da fórmula atual e crítica a inexistência de qualquer tipo de consulta aos clubes e federações envolvidas na realização do Mundial. A motivação financeira e política e não esportiva para a mudança também é alvo de muitas críticas, já que foi divulgado que a ampliação do número de vagas para a Copa aumentaria a receita do torneio em mais de 2 bilhões de dólares.

A alteração no formato da realização da Copa do Mundo também afetaria o calendário internacional do futebol; o número de vagas distribuídas aumentaria e por isso, poderia tornar dispensável a manutenção de muitas eliminatórias. Uma das possibilidades em relação a essa consequência é a da unificação das eliminatórias da CONMEBOL e da CONCAF.

Prevê-se também que, com a alteração, o Mundial será realizado com 16 grupos com 3 equipes em cada. Os 2 primeiros colocados avançam e restam 32 seleções, que disputarão o mata-mata em 16-avos de final. O número de partidas aumentará de 64 para 80 e a competição durará 32 dias. O formato de disputa, incluindo as eliminatórias, porém, será discutido apenas em março. A sede do Mundial também será escolhida somente em 2020.


#CopadoMundo #Fifa

0 comentário

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle