2016: um ano de sonho e pesadelo para a dupla GreNal

Atualizado: Jul 25

2016 foi um ano muito tumultuoso no futebol tanto brasileiro quanto europeu, e principalmente no Sul do estado, com a dupla GreNal, foi um ano de glorias, e de muito sofrimento, então vamos relembrar esse ano que para alguns foi o pior e para outros o melhor ano de suas vidas.

O ano começou com Gauchão, Grêmio jogando com o time reserva foi eliminado na semifinal contra o Juventude. O primeiro jogo foi fora na casa do Juventude e acabou em 2 a 0 pro Juventude. No jogo da Arena, o Grêmio dominou fez 3 a 1, mas com um gol fora de casa o Juventude se classifica pra final. Já para o Inter a coisa foi boa, foram pra final, e lá se consagraram mais uma vez campeão do Gauchão pela sexta vez consecutiva, o jogo acaba em 3 a 0, e o colorado pôde comemorar o hexa.

Eliminado do Gauchão, coube ao Grêmio focar na Libertadores. Mas o sonho do tri acabou logo nas oitavas, onde Grêmio enfrentou o Rosário Central. O primeiro jogo foi na Arena o jogo acabou 1 a 0 pro time argentino. O jogo de volta foi um desastre para todos os gremistas. Só deu Rosário e assim acabou em 3 a 0, e o sonho do tri mais uma vez adiado.

A Copa do Brasil 2016 foi acirrada e proporcionou os melhores jogos do ano. Como nas oitavas de final com Grêmio x Atlético-PR, após um empate a partida se encaminhou para as penalidades. Com muito sofrimento o Grêmio garantiu a classificação para as quartas, já o Inter enfrentou o Santos, e em um jogo muito disputado, o colorado também classificou-se para a próxima fase da competição.

Para os colorados o sonho do título terminou na semifinal. Onde o Inter perdeu o primeiro jogo em 2 a 1, contra o Atlético Mineiro. No segundo jogo o empate em 2 a 2, deu a classificação para o Galo Mineiro. Já o Grêmio na semifinal enfrentou o Cruzeiro, com uma vitória garantida na casa do adversário por 2 a 0, coube ao time de Renato segurar o resultado. O empate em 0 a 0, classificou os gremistas para a tão sonhada final.

Após 15 anos, o Grêmio estava em uma final de Copa do Brasil. O primeiro jogo seria disputado na casa do Atlético Mineiro e só a vitória importaria. Em um jogo pegado, o Grêmio abriu uma enorme vantagem, ganhando por 3 a 1. Mesmo com a tensão amenizada e com a vantagem, o time não poderia desleixar-se. E foi em 7 de dezembro, com a Arena lotada que o Grêmio tornou-se pentacampeão da competição.

No Campeonato Brasileiro, a equipe colorada não conseguiu ter um bom desempenho e acabou sendo rebaixada para a série B do campeonato. O time terminou como 17º colocado com 43 pontos. Já o Grêmio, terminou como 9º colocado na tabela com 53 pontos.

O ano foi muito tumultuado com títulos, rebaixamento, jogos incríveis e também horríveis. Infelizmente, um ano de sonhos e pesadelos. Mas e os GreNais de 2016?? O primeiro GreNal pelo campeonato brasileiro aconteceu em junho no Beira-Rio, onde o Grêmio ganhou de 1 a 0. Já o segundo clássico a vitória colorada era importante. Em um jogo com expulsões, brigas e desentendimentos o placar não saiu do 0 a 0.

Assim acabou o ano pra dupla GreNal. Do lado azul, 2016 foi um ano de muitas alegrias, de sonhos, de um jejum quebrado e do tão esperado pentacampeonato. Do lado vermelho, o ano acabou triste e com o primeiro rebaixamento na história do clube. Apesar das campanhas irregulares, as esperanças dos torcedores ainda não terminaram. Que neste começo de 2017, as duas equipes possam se renovar e continuar dando alegrias a seus torcedores.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle