A carreira vitoriosa de Guardiola

Atualizado: Jul 24

Em 18 de Janeiro de 1971, na cidade espanhola Santpedor, nascia Josep Guardiola i Sala, ou somente Pep Guardiola. O ex-jogador e agora um dos melhores técnicos do mundo está completando seus 46 anos nesta quarta-feira. Filho de Valentí Guardiola e Dolors Salla, é casado com Cristina Serra, com quem tem três filhos: Marius, Maria e Valentina.

Em uma carreira repleta de glórias - tanto como jogador, tanto como técnico - Pep conquistou 16 títulos como jogador, todos no Barcelona - clube onde iniciou jogando com 13 anos. Como técnico, foram 24 títulos - 17 no Barcelona (onde trabalhou de 2008 à 2012) e 7 no Bayern de Munique (2013 à 2016). Também conquistou vários prêmios individuais, todos como Melhor Técnico do Ano.


O estilo de jogo de Guardiola é o que mais impressiona: Pep nos proporciona aquele futebol bem jogado, onde nossos olhos brilham com as jogadas feitas com maestria. "Em todos os esportes coletivos, o segredo é sobrecarregar tanto um lado do gramado que o oponente deve forçar sua própria defesa a jogar. Você sobrecarrega de um lado e os atrai tanto que eles deixam o outro lado fraco. E quando nós fizermos tudo isso, nós atacamos e marcamos do outro lado. É por isso que você tem que passar a bola, mas apenas se você estiver fazendo isso com uma intenção clara. É apenas para sobrecarregar o oponente, para atraí-los e então acertá-los com o golpe. É assim que nosso jogo deve ser." Neste trecho, dito pelo próprio Guardiola, podemos perceber o que o técnico catalão mais leva em conta em cada time que comanda: o meio de campo. Podemos afirmar que o técnico obteve sucesso por ousar inovar, modernizando táticas e optando por mais posse de bola.


Hoje, treinando o Manchester City e disputando a Premier League - uma das competições mais difíceis do mundo -, Guardiola encontra algumas dificuldades. Mas nada nunca apagará suas façanhas incríveis no futebol. Muitos anos de vida para esse técnico lendário e que ele continue enchendo os olhos de todos os apaixonados por futebol de admiração!

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle