Nilmara Alves: mais uma mulher que conquistou seu espaço no futebol

Atualizado: há 6 dias


Se já é difícil ver uma treinadora em um time de futebol feminino, imagine no masculino?! Mas há sim, uma técnica no futebol masculino e o nome dela é Nilmara Alves.

Brasileira e paulista, de 35 anos, Nilmara é a primeira técnica no estado de São Paulo. Desde 2012, no comando do Manthiqueira, a paulista é responsável pelos jogadores do sub-20, e pelo time profissional, que disputa a quarta divisão do Campeonato Paulista (Série B).

Manthiqueira é um clube novo, fundado em agosto de 2005. Logo no seu primeiro campeonato oficial, em 2011, Nilmara foi preparadora física. Seu primeiro treino foi na escolinha do São Caetano, onde acompanhava a formação do Manthiqueira, e recebeu a proposta de virar técnica, do presidente e fundador Geraldo Márgelo de Oliveira, mais conhecido como “Dado”.

Os dois sempre tiveram contato, opiniões e pensamento semelhante, com isso, o filósofo Dado resolveu que valeria a pena investir, apesar da desconfiança e críticas de torcedores e empresários da cidade de Guaratinguetá.

Além de todo medo, receio de não dar certo e receber críticas, Nilmara não pôde contar com um apoio especial, o da própria família. Seus pais nunca a proibiram, mas também não gostavam.

Apesar de ouvir gritos machistas das arquibancadas, principalmente de times adversários, a técnica se diz preparada psicologicamente para esse tipo de situação e que encara como uma forma de tentar atrapalhar.

Formada em educação física, Nilmara tem um objetivo principal, que é comandar um clube grande do futebol brasileiro, mas também não descarta a possibilidade de treinar uma equipe feminina.

“Nós, mulheres, somos capazes de liderar, de impor respeito e confiança. Seja em um grupo de homens ou de mulheres. O que nos falta é oportunidade e espaço".

São exemplos assim, que precisamos para conquistar nosso espaço em um esporte que é fantástico, mas ao mesmo tempo muito machista.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle