Os campeões mundiais – quem são?!

Atualizado: 25 de Jul de 2020

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a Fifa reafirmou reconhecer como campeões mundiais clubes que conquistaram o torneio organizado pela instituição a partir dos anos 2000.

Sendo assim, os times que possuem título da Copa Rio ( Palmeiras, em 51 e Fluminense, em 52), e da Copa Intercontinental, Santos em 1962/63, Flamengo em 1981, Grêmio em 1983, e o São Paulo vencedor dos anos 1992/93 não seriam considerados campeões mundiais.

A polêmica se arrasta há anos, apesar de não validar os títulos, a instituição por ser diplomática, reconhece e valoriza as conquistas dos torneios anteriores, pois foram os pioneiros em nível mundial.

Os clubes brasileiros considerados como campeões: Corinthians, o primeiro no ano 2000, São Paulo em 2005, quando a Fifa começou a organizar anualmente o campeonato, o Internacional em 2006, e o Corinthians novamente em 2012, onde conquistou o Bi Campeonato, o que muitos julgam como injusto.

O tricolor paulista, maior vencedor até então com três mundiais, ‘‘perderia” dois títulos, e assim os maiores vencedores seriam, o seu arquirrival Corinthians e o Real Madrid, ambos conquistaram duas vezes o torneio.

Na verdade, o aval da Fifa, entidade máxima do futebol, se torna apenas um detalhe, pois a história de conquista internacional não pode ser apagada ou desqualificada, devido ao simples fato de não ter sido a entidade que o organizou... Como não considerar como o melhor time do mundo o Santos de Pelé, nos anos 60, o Flamengo de Zico em 81, o Grêmio de Renato Gaúcho em 83, o São Paulo de Telê Santana em 92/93? Os times venceram jogos de gigantes europeus, se dedicaram, comemoram e enfatizaram a importância do título para sua torcida. Nada muda o sentimento, a alegria e orgulho de ser campeão!

Desculpa Fifa, mas o futebol não nasceu depois dos anos 2000.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Seja nosso parceiro!

E-mail: futebolporelas@hotmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle