Arrogância no futebol

Atualizado: Jul 25

Com o início dos campeonatos estaduais, regionais e até mesmo a Copa do Brasil, conhecemos muitos times do interior, pequenos, com menos fama, sem muitos títulos. Clubes que sobrevivem em más campanhas em campeonatos menores, que tem sua glória em chegar ao G4 ou quartas de final dos estaduais.

Por outro lado, nessa mesma época se revelam clubes imponentes, fortes, gigantescos, com status de campeões internacionais (apesar de não serem). Times enormes, com grandes contratações, pré-temporadas com times da China, ou jogando na Flórida Cup.

Dois lados de uma mesma moeda chamada “futebol nacional”.

Sabe o que mais me intriga nessas competições, nessa época? Se durante o Brasileirão há um claro discurso de que times do Norte e Nordeste são times para ganhar com 3 a menos e de olhos fechados (caso não seja possível assim o juiz ajuda), durante os estaduais e outros campeonatos que incluem clubes de diversos tamanhos e histórias, times tidos como grande não podem perder para times do interior tidos como pequenos.

Em competição, seja qual for o esporte, quem entra, entra por algum mérito, ou pelo menos, na maioria das vezes. Mas os gigantescos times das capitais brasileiras provavelmente não sabem disso.

No apito inicial do jogo são 11 jogadores para cada lado, um juiz ao centro e uma bola no campo. Não se ganha nada por nome, nem muito menos se faz gol por ser o time de estrelas. Ganha-se jogo jogando. Clubes são histórias, quem ganha são times bem preparados, ou que sabem aproveitar boas falhas adversárias.

Não quero ser a chata que é contra a brincadeira, como boa torcedora brinco quando o rival perde, e sinceramente em torcida não se toca (não por isso), mas “tamanho” de clube não é justificativa para arrogância futebolística. Esta reflexão na verdade é só um lembrete para quem atua nos campos. Respeite seu adversário, independente de quem ele seja.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle