Clássico GreNal: o lado azul do Rio Grande do Sul

Atualizado: Jul 25

Há boatos de que existem duas datas que nós, gaúchos, esperamos com louvor: uma delas é a Semana Farroupilha e a outra a semana Grenal. O primeiro clássico Grenal foi emblemático, com uma vitória massacrante do Grêmio pelo placar de 10 a 0. Mas nos últimos cem anos, vivenciamos e até mesmo ouvimos histórias emblemáticas sobre o clássico que divide o Rio Grande do Sul.

O GREnal 407 entrou para o histórico das goleadas do clássico. Domingo, 9 de agosto de 2015, Arena do Grêmio. Mais de 45 mil gremistas comemoravam o Dia dos Pais, e em uma noite inesquecível, a torcida também presenciou uma goleada histórica. Quando se trata de clássico, sempre existe um lado que é o favorito para ‘ganhar’ a disputa. E neste dia não foi diferente, com um bom desempenho no Brasileirão, o Grêmio era o grande favorito, já que o rival vinha de alguns resultados negativos. Mas nem os mais esperançosos e fervorosos torcedores, imaginariam que a noite terminaria com uma goleada suprema do Tricolor dos Pampas.

A equipe comandada por Roger Machado mostrou ao que veio desde os primeiros segundos de jogo. Com uma forte marcação e pressionando a saída de bola do rival, o time gremista construía as melhores chances de abrir o placar. E a melhor delas veio aos 10 minutos do primeiro tempo, Giuliano foi derrubado na grande área colorada, o árbitro marcou a penalidade. A responsabilidade da cobrança veio com o Maestro Pifador, Douglas, porém, desperdiçou a cobrança chutando para fora.

Esse foi o momento que você, caro torcedor gremista, deve ter pensado: “Estamos ferrados”. Mas não devemos esquecer que o clássico GREnal é decidido nos detalhes. Mesmo com a penalidade desperdiçada, o nosso tricolor não diminuiu a pressão, muito pelo contrário, fomos para cima do adversário dispostos a ganhar o jogo. E foi aos 34 minutos que a festa foi iniciada. Após uma cobrança de escanteio, o rebote sobrou para Giuliano, que com um belo chute marcou um golaço. Se um gol no clássico já nos deixa fervorosos, o que dirá 2 gols? No finalzinho do primeiro tempo, a vantagem foi ampliada com Luan, também arriscando um belo chute de fora da área. Fim do primeiro tempo: Grêmio 2 x 0 Internacional.

O Internacional estava em crise no campeonato brasileiro, após demitir o técnico Diego Aguirre, o interino Odair Hellmann ficou encarregado de ‘liderar’ o nosso rival no clássico. Como nós não temos nada que ver com o problema dos outros, principalmente com o nosso co-irmão, fizemos o nosso trabalho. E na volta para a etapa complementar o placar foi ampliado. Aos 3 minutos do segundo tempo, o menino Luan marca o terceiro gol, após o goleiro Alisson deixar a bola sobrar pertinho do atacante gremista.

Com a vantagem ampliada, o Grêmio ficou mais contido e resolveu administrar a partida. O colorado até teve boas chances de balançar a rede, porém, temos Marcelo Grohe, que com ótimas defesas ajudou a deixar a goleada mais emocionante. Mesmo diminuindo o ritmo de jogo, o Grêmio continuou construindo grandes oportunidades de ampliar o chocolate da noite. Posicionado no meio campo, Maicon realizou um belo lançamento para Fernandinho, o mesmo entrou na área colorada, driblou o marcador e o goleiro e decretou o 4 a 0. Se o Grêmio estava impiedoso, o que falar dos minutos finais de jogo? O torcedor gremista deve se lembrar de um Grenal que aconteceu em 2009, no nosso inesquecível Estádio Olímpico. Na época, o zagueiro Réver, vestia a camisa tricolor, e ele quase marcou o gol da virada tricolor naquele jogo, porém, o goleiro colorado defendeu e a sobra ficou para o cabeceio mortal de Máxi Lopéz. Anos de passaram, mas eu ainda me recordo desse lance (afinal de contas, quem me conhece sabe que eu era completamente fã do Réver). Se o zagueiro não marcou o gol em 2009, ah meus amigos, em 2015 foi a chance dele marcar o gol.

Em uma ótima visão de jogo, Fernandinho cruzou para Bobô, o zagueiro Réver tentou impedir o passe, porém, marcou o dele. Obrigada Réver, mesmo não sendo mais meu ídolo, saiba que esse grito de gol estava engasgado na minha garganta há anos. Fim de um jogo emocionante na Arena do Grêmio. Placar final: Grêmio 5 x 0 Inter. Um dia dos pais inesquecível para os papais tricolores!

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle