Clássico GreNal: o lado vermelho do Rio Grande do Sul

Atualizado: Jul 25

No Rio Grande do Sul o maior clássico do futebol é o greNAL. Segundo a revista Four Four Two dentre os dez maiores clássicos do mundo, o greNAL é o oitavo por se tratar de times com dois bicampeonatos da Copa Libertadores. Outro motivo da colocação foi a evolução dos clubes com seus novos estádios. Vim como uma boa colorada falar de um greNAL inesquecível. Gosto de vários históricos, porém, escolhi o clássico 360 onde o eterno ídolo Fernandão faz o gol número 1000 da história de confrontos entre Inter e Grêmio.

Fernadão é ídolo, eterno capitão colorado e o protagonista do gol 1000 em clássicos greNAIS. Ele deixou o banco de reservas para cravar seu nome na história do futebol gaúcho. Bastaram alguns minutos para mostrar na prática por que Fernandão se tornaria um dos maiores nomes da história do Inter. Bastaram alguns minutos para Fernandão entrar de fato na história do Inter. E também na lista dos grandes dos greNAIS. Na tarde de 10 de julho de 2004, o futuro capitão do time campeão da Libertadores de 2006 vestia pela primeira vez a camiseta vermelha e branca que o caracterizaria como ídolo nos anos seguintes. Naquele sábado frio e nublado (temperatura já bem conhecida pelos gaúchos), o Beira-Rio assistia ao clássico de número 360.

Com um primeiro tempo sem gols, esperava uma reação do Colorado já que jogava em sua casa. Aos oito minutos o primeiro gol veio nos pés de Vinícius que abriu o placar após cobrança de falta de Alex. Dali em diante bastava a rede balançar para o GreNal chegar ao seu milésimo gol. Pela direita, o lateral Elder Granja cruzou para Fernandão subir entre os zagueiros gremistas, cabecear de maneira certeira e decretar uma vitória histórica. Ao celebrar, correu para o lado da grande área e ajoelhou-se, agradecendo pela estreia com gol, sem lembrar-se da importância histórica do feito. Sobis tratou de avisá-lo. Dali em diante começou a se destacar pelo clube, e aquele time da era 2004/2006 conquistou o mundo. Este foi o fim do greNAL 360, vitória do Internacional por 2 a 0 em casa pelo Campeonato Brasileiro.

Neste sábado o meu amado Inter e o nosso rival voltam a se reencontrar. Que todos possamos disfrutar deste clássico emblemático. E que nossas torcidas sejam exemplo e que tenhamos um greNAL da paz.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle