Fotografia no futebol: um amor que eterniza o momento

Atualizado: Jul 25

Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração”, disse Henri Cartier-Bresson. A fotografia é a arte de eternizar momentos. Cada foto carrega com ela uma emoção, lembrança, sensação única, que pode ser revivida imediatamente quando olhamos para ela. Fotografia uma paixão, e futebol um grande amor. Quando unidas, as emoções triplicam e são compartilhadas com milhares de torcedores.


Bruno Teixeira Rolo fotografa os jogos do Corinthians desde 2014. O seu amor pelo clube começou ainda na infância, através de seus padrinhos “eles eram corinthianos. Me deram o maior presente que uma pessoa pode receber, o amor ao Corinthians”.


Tudo começou quando ele visitou as obras da Arena Corinthians, e prometeu pra si que iria a um dos primeiros jogos. A arena foi inaugurada em maio de 2014, porém, o seu primeiro jogo na nova casa foi contra o Botafogo no dia 01 de junho. No momento da emoção, Bruno que não ligava para redes sociais, criou um instagram para compartilhar o momento, e, a partir desta foto, os torcedores começam o apoiar e incentivá-lo para que continuasse eternizando os momentos através das suas fotos. Aos poucos ele migrou do celular para uma câmera compacta, depois uma superzoom e DSLR.


A sensibilidade do jovem fotógrafo impressiona, pois preenche o sentimento de um torcedor. A maioria das fotos é focada na Fiel Torcida, e Bruno explica o porquê “Eu sou torcedor do Corinthians, amo meu clube de coração e tudo o que envolve, e a fotografia me ensinou a olhar para a torcida e congelar cada momento como se fosse único para mim. A Fiel Torcida é perfeita de ser fotografada pois ela vive o jogo de forma intensa e constante durante os 90 mim. Por estudar Gestão do Esporte, acabo tendo contato com área da sociologia do esporte que mexe com as emoções dos torcedores e tento associar com as minhas características, portanto quando fotografo a torcida tento explorar o narcisismo e empatia”.


Por jogo, ele registra em média 800 fotos, muitas sequenciais, e acaba selecionando de 100 a 150. Muitas dessas fotos são respostadas por torcedores, jogadores e o clube. Quando perguntado a foto mais emocionante que ele tirou, Bruno respondeu “não há uma única foto que tenha me emocionado mais, mas destaco cerca de 4 fotos, uma foto do Danilo que ele foi o primeiro a compartilhar uma foto minha no Instagram, e utiliza até hoje como perfil do Facebook, uma foto de um torcedor durante o jogo contra o Palmeiras em 2016 que fiz dos gramados, uma série de fotos do pôr do sol que registrei no final de 2016 (pois tornaram meu trabalho notável dentro e fora do Corinthians), e recentemente fotos do Derby Centenário contra Palmeiras que registrei desde os primeiros raios do sol até o final da partida”.


No dia 22 de março, aconteceu o derby centenário, onde o Corinthians mesmo com a expulsão injusta de Gabriel, segurou o “melhor elenco do Brasil” e conquistou a vitória com raça e gol no final da partida. Bruno apresentou uma ideia ao departamento de comunicação do Timão e Arena Corinthians de registrar através de fotos e vídeo, desde os primeiros raios de sol, até o termino da partida. “Então quando recebi o sinal positivo que iria ocorrer fiquei empolgado, pois sabia que teria uma grande tarefa para fazer e me senti honrado de saber que o clube seria pautado através das fotos. Um dia antes houve um treino aberto à torcida na Arena Corinthians e ali senti que o dia seguinte seria especial. Mesmo tendo um equipamento limitado para condições de luz e composição fotográfica, foquei nos elementos que mais se destacavam em cada momento que ia ocorrendo naquele dia, e deixei fluir, só fui analisar tudo o que havia sido feito no dia seguinte do jogo e fiquei surpreso, tive a convicção que dei o meu melhor e a torcida corinthiana foi presenteada pelo que vimos dentro de campo, um dia marcante e perfeito”.


​A Arena Corinthians é uma grande paixão e a realização de um sonho para todos os torcedores do Corinthians. O Bruno registra diversos momentos da casa alvinegra. Estádio cheio, vazi, e o pôr do sol são destaques, pois retrata a beleza do estádio situado na zona leste da cidade. “A Arena Corinthians é uma perfeita combinação entre arquitetura, natureza, paixão e futebol, esta combinação torna as fotos mágicas e tenho a honra de registrar, é um privilégio quando compartilho e vejo que esta combinação consegue tocar o espectador”.


No dia que não puder mais fotografar a torcida e compartilhar, acredito que meu trabalho não terá mais sentido”.

Esse finalzinho da frase retrata a paixão e o amor por fotografia que move os sonhos de Bruno. Ele é reconhecido pela fiel, dono de uma sensibilidade e capaz de captar e levar o momento aos quatro cantos do país. Suas fotos retratam a loucura, a vibração, a devoção inimaginável de ser Corinthians.


Os fotógrafos no futebol desempenham um papel de enorme importância, pois é através deles que temos registrado aquele momento único, quando seu time ganha de um rival, um gol no final do jogo, o gol do título, o gol da classificação... A fotografia e o futebol devem andar de mãos dadas, porque juntos são imbatíveis.


Fotos: Bruno Teixeira Rolo |

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle