Precisamos falar sobre Vinícius Jr

Atualizado: 25 de Jul de 2020

Craque o Flamengo faz em casa”. De tempos em tempos, não só flamenguistas, mas muitos amantes de futebol questionamos a veracidade desse slogan. Famoso por revelar craques como, Adriano, Zico, Júnior e Adílio, o rubro-negro carioca também se destaca pelas promessas que não vingaram no cenário futebolístico. Como não lembrar, ou melhor, muitos realmente não lembram, de jovens como Adryan, Rafinha, Muralha, Thomás, dentre outros, que de promissoras “jóias” não renderam bons frutos e caíram no esquecimento popular. Dúvidas voltam à tona no início dessa temporada.

O menino Vinicius Jr. fará parte da primeira lista de seletos jogadores que conseguiram ganhar o mundo com seu bonito futebol, ou será mais um destinado ao esquecimento e ao fracasso profissional? Acredito que muitas apostas sobre isso são feitas atualmente, mesmo que inconscientemente, mas mesmo reconhecendo a impossibilidade de ter respostas seguras sobre tais dúvidas, inquestionável o destaque que ele vem ganhando nesse início de temporada. Tal cenário é propício para reafirmar a tônica da presente crônica: “ Precisamos falar sobre Vinicius Jr”.

Destaque quase absoluto na Copa São Paulo de Futebol Jr e aspirante à artilharia da Sul- Americana Sub-17, o jogador da base do Flamengo vem ganhando protagonismo na mídia internacional. Segundo especulações, Barcelona e Real Madrid demonstram interesse em sua contratação, enquanto seu atual time pede cautela, assegurado em sua “possível” transferência só após seus 18 anos. Aliás, com multa em torno dos R$100 milhões, parece que o time carioca já previa sua ascensão ao fixar valores tão altos em caso de rescisão. Mas os times europeus parecem não fraquejar, até Neymar, pelo que parece, foi utilizado para criar um ambiente de sedução ao gravar um recado para o “garoto do ninho”. Ele, claro, todo orgulhoso compartilhou o vídeo em redes sociais agradecendo seu ídolo. As expectativas em torno dele realmente correspondem à realidade?

O garoto é realmente acima da média! Rápido, finalizador, bons passes, lances de efeitos, bom com as duas pernas e golaços marcam a sua, até agora, curta carreira. Apesar de afirmar que pretende cumprir seu contrato que vai até 2019, o seu futebol desconcertante pode mudar esse enredo.

Como apreciadora desse esporte, espero que nacionalmente ainda possamos nos encantar cada vez mais atuações magistrais desse meia-atacante diferenciado. As competições brasileiras e seus telespectadores agradecem. Para que isso ocorra, parece inevitável sua subida ao profissional, mesmo que o clube questione sua imaturidade decorrente da pouca idade, todas as cautelas são necessárias, mas seu potencial é notório. Se ele vingará no futuro? Bem, isso permanecerá em aberto. Porém, para o bem do futebol mundial espero que ele consiga alçar cada vez maiores voos e responder de forma positiva toda a expectativa criada em torno dele.

E que esse frisson midiático não se torne prejudicial ao alcance desses objetivos. Por enquanto, o que nos resta é se contentar com o que o presente nos oferece, e sobre isso, que venham mais chapéus triplos nos adversários, mais dribles, mais contagiantes jogadas lindos gols. Ouso terminar minha primeira crônica com a frase mais clichê, mas conveniente para essa verdadeira novela: “Aguardemos as cenas dos próximos capítulos”. Então, leitores, até lá!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle