Uma viagem aos estádios: Santiago Bernabéu, o templo do Real Madrid

Atualizado: 24 de Jul de 2020

Quando falamos de futebol abrangemos vários assuntos e um deles são os estádios europeus. Todos os amantes do futebol sonham em conhecer um país e algum estádio especifico. Mas para realizar esse sonho é preciso planejar e também economizar. Vamos ‘viajar’ até Madrid e conhecer um pouquinho do Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid.


Aos 26 anos, a administradora e estudante de Direito, Isabela Castro realizou um grande sonho: teve a oportunidade de fazer um intercâmbio acadêmico e conheceu o Santiago Bernabéu. A torcedora do Moto Club de São Luís no Maranhão, viajou em setembro de 2015 para Portugal. Além de ficar no país português, a administradora também conheceu Salamanca e Madrid na Espanha.


Construído na década de 40, o Santiago Bernabéu já passou por várias reformas e hoje é um dos pontos turísticos de Madrid, o apaixonado por futebol que tem interesse em conhecer esse templo madrileño tem duas chances: uma é ir a um jogo merengue e a outra é realizar o tour. E foi através do tour que Isabela conheceu o estádio.


Viajando com a cunhada, Isabela passou três dias em Madrid, e nesse tempo só pensava em conhecer o estádio do time que ela simpatiza. No hotel pediu as informações necessárias para chegar até o estádio, e foi através do metrô que realizou o grande sonho. Para comprar o ingresso do tour também existem duas opções: pela internet ou ir até o Santiago e adquirir o ticket (em muitas situações é necessário enfrentar uma fila), mas esse não foi o caso de Isabela. Ela conseguiu comprar o ticket na hora e aproveitar o tour. Além de conhecer a parte interior do estádio, a torcedora maranhense também conheceu o museu, o vestiário, a entrada dos jogadores, o banco de reservas e também a sala de imprensa. O valor da visita custou 19 euros, além das fotos que são oferecidas no final do tour.


Entusiasmada, a estudante de Direito contou que foi muito bem recebida pelos espanhóis. “Fui muito bem tratada, na verdade eles te tratam como cliente. O objetivo é vender e lucrar. Durante o passeio eles tiram fotos e depois você pode compra-las, é caro, cada foto custa em torno de 17 euros”.


Indagada sobre o tempo que o tour dura, a torcedora comentou que os visitantes podem ficar tempo que quiser. “No museu do Real Madrid fiquei horas, eles têm vários troféus expostos. Um dos pontos que me chamou a atenção foram os telões interativos, onde você pode clicar e escolher o que quer assistir”. Engana-se quem pensa que o clube dá atenção apenas para os títulos conquistados ao longo dos anos, existe uma parte no museu voltado apenas para os torcedores merengues, onde os visitantes podem ouvir os cantos da torcida e também a comemoração após um gol marcado.


Além de toda a interatividade que existe dentro do museu, os visitantes também são ‘convidados’ para participar do mosaico do Real Madrid. No final do passeio, o torcedor deve passar o código de barras que vem junto ao ticket em uma máquina, uma foto será tirada automaticamente, e ela irá compor o mosaico. Outro ponto que chamou a atenção da maranhense foi a organização do clube com os manuscritos dos sócios torcedores, existem registros desde a década de 60.


A experiência que Isabela teve no Santiago Bernabéu será inesquecível. Lembranças que a apaixonada pelo Moto Club de São Luís, levará pelo resto da vida. E para os apaixonados que estão planejando sua viagem e vão passar por Madrid, não esqueçam de visitar esse templo do futebol madrileno.


É um passeio que vale muito a pena! Para quem é amante de futebol não tem como não se encantar e se impressionar. Ao sair do Santiago fica a admiração pelo clube e pela estrutura, o sonho de ver seu time do coração alcançando o mesmo nível de organização”.


• Tour Santiago Bernabéu: Aberto de segunda a sábado, das 10hs às 19hrs; domingos e feriados a partir das 10h30 às 18h30. Em dias de jogos o tour funciona 5 horas antes do jogo começar;
• Valores: Adulto: 19 euros | crianças: 13 euros para menores de quatorze anos.


Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle