FJV vista por mulheres

Atualizado: Jul 24


Qual o papel de uma mulher dentro de uma torcida organizada?

Uma vez ouvi dizer que mulher em torcida só servia para lavar bandeiras e desamarar faixas, e de certa forma, alguns anos atrás era esse mesmo nosso papel la dentro, além de sermos rotuladas com adjetivos ofensivos. Com o passar dos anos, fomos conquistando nosso lugar, e recebendo os devidos respeitos, como mulheres e como integrantes.

Mulher na bancada deveria ser mais valorizada” [...] – Joseane Barros- FJV ( Força Jovem Vasco)

Muitas de nós, estão na FJV há mais de 20 anos, lutando em prol do Vasco e por amor a torcida, sempre lutando, gritando, cantando nos jogos, viajando para outras cidades para acompanhar nosso clube e nos representar.

Entrei na FJV em 1994, na época o presidente era Antônio Bras, fui muito bem recebida por todos, porém na época era muito raro ter mulheres em organizada. Nesse tempo as mulheres que faziam parte de uma organizada, estavam ali apenas em prol do Vasco e da torcida, nos dias de hoje não vemos tanto este ideal, infelizmente” [...]- Germaine Weidman Porto- FJV (Força Jovem Vasco)

Diferente do que muitos pensam, nós fazemos a diferença ali dentro, além de deixarmos os jogos muito mais bonitos e coloridos, temos como maior função apoiar e amar o Vasco. Espalhamos nosso amor por onde vamos, vivemos o mundo das torcidas organizadas, viajamos horas e horas, ou ate dias para acompanhar os jogos do Vasco, dormimos em sedes de aliados, somos acolhidas nas casas dos amigos que fazemos ao logo das caminhadas. Carregamos mochilas com matériais para vender e ajudar nossa instituição, ou família, como gostamos de chamar. “Família grande e complicada”. E assim como toda família, temos nossos altos e baixos, brigas internas, afastamentos, e também perdemos alguns irmãos. Muitas meninas recém chegadas na torcida sofrem algum tipo preconceito, inclusive por parte de outras meninas que são consideradas “veteranas”.

“Muitas gostam de marcar território.” [...] Geovanna Thais- FJV

Encontramos vários obstáculos quando o assunto é, mulher em torcida organizada. Mas nada disso nos impede de estarmos juntas ao nosso time, de demonstrar nosso amor e fidelidade ao Vasco.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle