• Futebol por Elas

Um ícone futebolístico fora das quatro linhas

Atualizado: Jul 25

Que o futebol é incrível, isso é indiscutível. Mas convenhamos que existem fatores que fazem com que o esporte mais famoso do país, se torne ainda mais amado. E, com certeza, a narração está entre um desses fatores. É notável a diferença que faz uma bela narração, seja ela no futebol, no automobilismo, atletismo e em todos os outros esportes. E por falar em narração, como não citar Galvão Bueno? Não há como. Mais de 40 anos de carreira e, sem dúvida nenhuma você já ouviu uma de suas frases marcantes, como “Haja coração”, “olha o gol, olha o gol”, “Pode isso, Arnaldo?” Ou ainda a grande narração da conquista do tetracampeonato brasileiro “É teeeetra”.

O mais popular narrador brasileiro, que vem nos emocionando a cada ano que passa, é alvo de elogios e críticas, porém, entre altos e baixos de sua carreira, atualmente não conseguimos imaginar um jogo da Seleção Brasileira com outra voz por exemplo. Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno, ou simplesmente Galvão Bueno, esteve e está presente em muitas gerações. É comum uma pessoa de 30 anos comentando sobre esse grande ícone nacional com outra de 19 anos. Adultos, jovens e crianças o conhecem e o admiram, talvez por se tratar de um assunto que o Brasileiro ama: torcer. Está no sangue.

O Carioca, também flamenguista Galvão Bueno, afirmou que a Copa de 2010 seria a última a ser narrada por ele, mas pra alegria de todos voltou atrás em sua decisão. Narrou a Copa do Mundo que foi realizada em nosso país em 2014, mas declarou novamente que encerrará sua carreira, narrando a Copa da Rússia em 2018. A vida é feita de ciclos, e com o esporte não é diferente. Atletas vêm e vão, se consagraram, viram ídolos por seus respectivos clubes, e quem nos emociona também se tornam ídolos. Virão outros narradores, outras Copas do Mundo, mas Galvão sempre será lembrado. Afinal, como ele mesmo citou “Uma boa narração tem que ter informação, emoção e fidelidade aos fatos” Isso ele teve e sempre terá de sobra.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle