Semana do Goleiro: Moacir Barbosa, o Gigante da Colina

Atualizado: Jul 24

Moacir Basbosa foi um grande jogador do Vasco da Gama, fazendo parte do famoso "Expresso da Vitória". Iniciou sua carreia como ponta esquerda no já extinto Comercial da Capital, indo logo depois para o Ypiranga de São Paulo, já na sua posição de goleiro.


Entre 1945 e 1960, ele teve duas passagens pelo Vasco da Gama, onde conquistou vários títulos importantes para sua carreia e para o clube. Conquistou por seis vezes o título do Carioca. Um dos seus grandes momentos foi a conquista do primeiro Sul-Americano de clubes, onde o Vasco venceu de forma invicta. Em 1945, Barbosa defendeu a Seleção Brasileira, conquistando a Copa Roca, e a Copa América de 1949. Escalado para a Copa do Mundo de 1950 no Brasil, Barbosa foi muito criticado e taxado como principal culpado pelo mal jogo contra o Uruguai, perdendo assim o título de campeão do mundo.


Já no Vasco a história de Barbosa foi diferente, além de vencer os jogos em campo, ele ajudou na luta contra o racismo dentro e fora dos gramados. Barbosa, desde a sua primeira aparição como goleiro, até os dias atuais, vem sendo ícone como jogador, inspiração para os que estão iniciando, saudade para os o viram jogar, e ídolo para os amantes do futebol. Em 7 de abril de 2000, Barbosa nos deixou, aos 79 anos. Deixando não só a saudade de seus fãs, mas também nos deixou uma linda história de amor e luta ao futebol.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle