United é campeão da Europa League pela primeira vez

Atualizado: 24 de Jul de 2020

Nesta quarta-feira, a UEFA Europa League teve um campeão inédito. O Manchester United venceu o Ajax pelo placar de 2x0, com gols de Paul Pogba e Henrikh Mkhitaryan. Com essa conquista, a equipe inglesa conseguiu o terceiro título sob o comando de José Mourinho na temporada e garantiu vaga direta para a próxima Champions League.


No primeiro tempo, o Manchester United começou com jogadas mais efetivas, apesar da maior posse de bola da equipe neerlandesa. No entanto, o Ajax foi saindo, aos poucos, do campo de defesa e passou a tentar mais ataques. Em um desses lances, aos 18 minutos, abriu margem para o contra-ataque do United, que resultou no gol de Pogba. A partir daí, a partida ficou mais morna, sem grandes jogadas de efeito. O time inglês ficou bem fechado e não deu espaço para as tentativas de ataque do Ajax.


Mal a segunda etapa começou, o Manchester ampliou o resultado. Depois de cabeçada de Fellaini, Mkhitaryan aproveitou a sobra e empurrou a bola para o fundo das redes aos 3 minutos. O Ajax conseguiu manter a posse de bola após o gol, assim como na primeira etapa, mas os ingleses se mostraram superiores durante toda a partida e se defenderam bem. Aos 42 minutos, Jesse Lingaard poderia ter aumentado a vantagem do Manchester. O jogador aproveitou um contra-ataque, arrancou no meio de dois zagueiros, mas foi desarmado.


Em uma das melhores chances do Ajax no segundo tempo, Van De Beek cortou a zaga dentro da área, mas acabou parando no goleiro Romero. Apesar do grande volume de jogo especialmente nos últimos minutos, a equipe neerlandesa não conseguiu atrapalhar a conquista dos Red Devils. O Ajax está com a classificação para a Champions League 2017/18 garantida, mas, por não ter conquistado a Europa League, vai começar pela fase preliminar.


Rooney entra aplaudido

Wayne Rooney entrou aos 44 do segundo tempo, no lugar de Juan Mata, e foi aplaudido pelo estádio inteiro. Na última jogada da partida, ele bloqueou jogador do Ajax e foi ovacionado pela torcida. Ele recebeu a braçadeira de capitão do jogador Antonio Valencia. Mesmo depois de ter feito uma temporada abaixo do normal, o inglês foi responsável por seis dos 80 gols da equipe na temporada, além de contribuir com cinco assistências.


Homenagem

Antes do início da partida, as equipes guardaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado na cidade de Manchester, ocorrido nesta segunda-feira, 22. O ataque, que aconteceu em um show da cantora Ariana Grande, deixou 22 mortos e mais de 60 feridos.


Temporada de Mourinho

Com isso, José Mourinho conquistou o primeiro título continental do Manchester United desde a saída de Alex Ferguson. Mesmo contestado, o português trouxe reforços importantes para o clube e, apesar de não fazer boa campanha na Premier League nem de apresentar um futebol acima do esperado, fez o suficiente para terminar bem a temporada. Além deste, o atual treinador do time inglês conquistou outros dois troféus na temporada 2016/17: a Supercopa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa. Esse título deu a Mourinho o status de quinto técnico com mais conquistas da Europa.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle