Com polêmica, Arsenal conquista a FA Cup pela 13ª vez

Atualizado: Jul 24

Neste sábado, 27, o Arsenal venceu o Chelsea pelo placar de 2x1 e foi campeão da FA Cup pela 13ª vez. Os gols dos Gunners foram marcados por Alexis Sánchez e Aaron Ramsey, e Diego Costa descontou para os Blues. Com essa conquista, o Arsenal se isola como o maior campeão do torneio, seguido do Manchester United, com 12 títulos.

Os minutos iniciais do jogo foram bastante movimentados, com ataques perigosos de ambas as equipes. Tanto que, logo aos quatro minutos, o Arsenal abriu o placar com Sánchez, em jogada polêmica. Depois de roubada de bola, Alexis Sánchez chutou para o gol, David Luiz cortou de cabeça e a bola voltou na mão do chileno, que, na continuação da jogada, tocou na saída de Courtois. Inicialmente, o árbitro invalidou o gol por considerar que Ramsey estava impedido, sem sequer contar com o toque de mão. Porém, depois de conversar com o assistente, o juiz validou o gol, sob protestos dos jogadores do Chelsea.

Nos primeiros 10 minutos, os Blues foram superiores no jogo e deram muito trabalho para a zaga e para o goleiro Ospina, que fez excelentes defesas. Só que quem chegou mais próximo de marcar foi novamente o Arsenal. Aos 15 minutos, depois de enfiada de bola de Sánchez, Özil tocou de cobertura, mas Cahill conseguiu tirar quase em cima da linha. Quatro minutos depois, em mais uma chance inacreditável, Welbeck cabeceou, a bola foi na trave e sobrou para Ramsey, que tentou duas vezes, tocando também na trave e mandando para fora.

No começo da segunda etapa, o Arsenal começou pressionando. Aos 19 minutos, depois de cruzamento de Welbeck, Bellerín chutou de fora da área, mas parou em Ospina. Já aos 23 minutos, Moses tomou o segundo amarelo, após o juiz entender que o jogador havia simulado um pênalti, e foi expulso. Mesmo com um a menos, o Chelsea não se entregou. Sete minutos depois da expulsão, após lançamento de Willian, Diego Costa matou no peito e chutou para o fundo do gol de Ospina, deixando tudo igual em Wembley. No entanto, três minutos mais tarde, Ramsey fez o segundo do Arsenal. Giroud, que tinha acabado de entrar, lançou a bola para o galês, que cabeceou e colocou os Gunners mais uma vez na frente. Depois disso, a partida ficou mais equilibrada, e ambos os times perderam boas chances de marcar.

Futuro incerto

O título da FA Cup aliviou a relação entre os Gunners e os torcedores, já que a equipe inglesa ficou apenas em quinto lugar do Campeonato Inglês e está fora de uma Champions League pela primeira vez desde 1996. Já o treinador Arsène Wenger vem sendo bastante criticado pela imprensa e pela torcida devido à temporada ruim do Arsenal. Mesmo sendo decisivo para a conquista da Copa da Inglaterra, a permanência do técnico ainda é dúvida.

Mais homenagens

Antes do apito inicial, os times fizeram um minuto de aplausos, seguido de um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado de Manchester. O Chelsea, inclusive, cancelou a comemoração do título do Premier League durante a semana.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle