O que sentimos quando nosso time perde

Atualizado: Jul 25

Este texto não é um daqueles textos em que pedimos para os jogadores CRIAREM VERGONHA NA CARA e honrarem a camisa que vestem. Este texto fala sobre os sentimentos que nós, torcedores, temos ao ver uma derrota do nosso time do coração. Após ver o lamentável resultado a única coisa que queremos fazer é dormir, sumir do mundo. Fingir que não existimos – ainda mais se tivermos aquele melhor amigo que torce pro time rival.

Não sei vocês, mas toda a vez que tento dormir após uma derrota não consigo. Sabe aqueles pesadelos que temos? Então, sonho com os lances da partida, as oportunidades perdidas, aquela falta que o juiz não marcou, revejo os erros que a zaga cometeu... Sabe quando você se machuca e daí uma pessoa coloca o dedo na ferida? É exatamente isso que sinto.

No dia seguinte ainda ficamos incrédulos com a derrota, e sempre procuramos algum culpado. Pode ser o árbitro, o zagueiro, o goleiro, o atacante... o comentarista e vamos pôr a culpa até no gandula. Não importa a pessoa, o que realmente importa é colocarmos a nossa raiva em alguém. E existe coisa pior do que estarmos de ressaca e ainda vem um torcedor rival querer cornetear? É na hora da corneta que muitas vezes os nossos argumentos não têm sentido, pois é nessa hora que o sangue ferve, e ás vezes, os nossos argumentos para a derrota são tão tolos... mas falamos mesmo assim, tudo para não ouvir a famosa piadinha.

Se as piadinhas de um amigo já é ruim, imagina a zoação dos torcedores de outro time... pois é, isso sempre acontece, principalmente quando fazemos parte daqueles grupos de futebol no whats app. E o que fazemos quando isso acontece: saímos de todos os grupos, um alívio meio que temporário, mas a esperança termina minutos depois, pois certamente alguma pessoa vai te recolocar novamente no grupo.

E de toda essa 3ª guerra mundial que existe dentro de nós após uma derrota, ainda tem aquele sentimento de que: PERDEMOS PORQUE NÃO COLOQUEI A CAMISA DA SORTE. Ou, também colocamos a culpa na camisa que usamos da outra vez que o nosso time foi derrotado. “Chega! Nunca mais vou sofrer, vou me desassociar, não quero mais ir em jogo, não quero mais saber desse time ruim. Não vou comprar mais nada oficial. Vou fingir que esse clube não existe!!! Não vou mais derramar nenhuma lágrima, ser torcedora é muito complicado, preciso de dinheiro para ir em jogo, dinheiro para me associar, dinheiro para comprar o manto sagrado. Tudo precisa de dinheiro e esses jogadores nem honram o nome do meu time”. Qual torcedora nunca pensou nisso? Em desistir, jogar tudo pro alto, arrumar um novo amor (claro que estou falando de pessoas).

A desistência que temos diante do futebol não dura nem cinco minutos. Sabe aquela frase que algumas amigas usam “não acredito que você voltou para o teu ex-namorado, ele só te faz sofrer”. Pois é, é exatamente isso que um time de futebol faz. Nos faz sofrer, chorar, pensar em desistir de tudo... mas o amor que sentimos por ele supera tudo. Talvez seja essa a magia do futebol. O amor que supera uma derrota, uma desclassificação e até mesmo a dor de um clássico perdido, assim é o futebol.

A dor da derrota passa, e quando vemos já estamos comprando o ingresso para o próximo jogo. Podem nos chamar de trouxa, de ingênuos e até de ‘torcedores iludidos’. Mas de uma coisa temos certeza: não será uma derrota que fará o nosso amor terminar.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle