O futebol é feito de bastidores

Atualizado: Jul 26


Engana-se quem pensa que o futebol é só um jogo onde ficam os 22 jogadores atrás de uma bola, alguns para atacá-la e outros para defendê-la. Por trás desses 90 minutos em campo, há muitas histórias. Já parou para pensar que naquela imensidão de gente nas arquibancadas, cada um tem o seu motivo de estar ali? Muitas vezes por uma paixão que surgiu na família ou simplesmente alguém que só curta assistir uma partida por vontade própria mesmo.

Mas agora vamos focar em um outro ponto de vista... de talvez ter alguém ali no meio que tenha o sonho de estar dentro daquele campo algum dia. E se agora nós levarmos essa última opção para dentro do vestiário e analisarmos cada jogador? O quanto eles lutaram para chegar onde estão?

A grande maioria tem a história muito parecida. Sonho de criança, infância sem muitas regalias, apertos financeiros... e, com as vantagens da sonhada profissão, eles não desistem. Agarram o objetivo de chegar o mais longe que conseguirem e não param até atingir o esperado. E, se você quer saber, isso é lindo! A partir dali, conseguem viver uma vida mais confortável. E eu não falo de luxo não, mesmo porque pode ser um jogador de um time menor que não tenha tanto nome, que ganhe muito menos do que um jogador qualquer de um time mais reconhecido.

Valores podem não importar tanto, eles só querem ter uma condição de ajudar os pais com uma casa própria que não precisa ser um castelo, só querem comprar o seu próprio automóvel que não precisa ser da marca mais luxuosa do mundo. Analisando tudo isso, está conseguindo ver como é lindo?

Muitos torcedores, jornalistas, críticos falam mal de jogadores que saem irritados de campo sem darem atenção à imprensa, sem darem atenção aos fãs que gritam seus nomes no corredor do vestiário... os julgam quando têm essa atitude. Mas imagina se você estivesse tentando dar o seu máximo na sua profissão, seja ela qual for, pois precisa de um reconhecimento maior, precisa mostrar um trabalho bom, e aí chega na hora que isso precisa acontecer e tudo dá errado, você vai mal e toda a pressão do mundo cai sobre suas costas... como você reagiria? Esquecem que eles também são seres humanos como todos nós!

É essencial enxergar o futebol como um todo. É admirável sentar para assistir à uma partida e olhar para cada um dos jogadores com suas respectivas histórias. É necessário que todos entendam que mesmo que algum deles não esteja em um dia bom dentro de campo, está dando sempre o melhor de si. Cada um tem o seu motivo de estar ali e, com certeza, o seu mérito também. Portanto, vamos parar para pensar mais um pouquinho e refletir sobre todos esses fatos antes de criticar e pressionar qualquer um dos profissionais ali presentes.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle