Por trás da história: o manto alvinegro que rendeu-se ao Rio Branco

Atualizado: Jul 25

Do nosso primeiro manto da infância à camisa da sorte, aquela do ano que quase fomos rebaixados ou a do melhor jogo de nossas vidas, a ganhada de presente pela tia que não queria errar no amigo secreto ou aquela que passamos dias juntando o dinheiro pra comprar. Todas são especiais, carregam nossos símbolos, times, histórias e memórias, das mais particulares às divididas por outros tantos. Assim, não são apenas camisas, são pedaços nossos.

O Rio Branco Football Club fundado em 1914 e no ano seguinte, denominado de Ceará Sporting Club, levava em seu primeiro escudo as cores preto, branco e roxo. Porém, ao mudar de nome, diminuiu também as cores pois o tecido roxo desbotava com mais facilidade, sendo mais vantajoso apenas o preto e o branco. O Ceará, então, desde 2010 vem lançando algumas versões roxas de suas camisas para homenagear às suas raízes. A última lançada, em 2015, tem um significado diferente, o roxo conquistou os corações alvinegros de vez.

Depois de dominar o Nordeste, o Ceará viveu o pior capítulo de sua história. A série C, nunca vivida nos mais de cem anos do clube, parecia inevitável. Parecia. Nesse momento, foi necessário compreender quem eras: o Rio Branco, feito pra ser grande, em suas cores roxo, preto e branco. Faltava uma cor. Assim, restando cinco rodadas pro fim do campeonato, eis que uma nova camisa chega as lojas. Era preciso lembrar que o nosso amor não desbotava.

Foram as rodadas da arrancada. Foram o Boa Esporte, o ABC, o Bragantino e o Macaé que renderam-se às cores roxas de nossas camisas e ao peso dos nossos escudos. Foi o Brasil que se rendeu ao Rio Branco. Foi o peso da história e a força da torcida que rememoraram ao Ceará que ele foi criado pra ser grande e assim sendo, não havia espaço para Série C.

E o Rio Branco será sempre lembrado por aqueles que possuem um amor tão roxo quanto suas cores. E o roxo principiante que havia nascido pra ser grande, com preto e branco cada dia mais torna-se enorme.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle