Por trás da história: a histórica camisa branca do Real Madrid

Atualizado: 25 de Jul de 2020

Fundado em 1902, antes de ser Real Madrid, o time se chamava Madrid Football Club. Os espanhóis adotaram como uniforme camisa e calção branco, meias e gorros azuis, que eram inspirados no extinto Corinthian Football Club, da Inglaterra, time mundialmente conhecido pelo ótimo futebol praticado (como se fosse um Real Madrid atualmente), e que seria inspiração para outro clube que foi fundado no Brasil. O Madrid utilizou variações com meias pretas e uma faixa laranja no calção até 1911, quando as meias em azul voltaram. Após ganhar do Rei Alfonso XIII o nome de Real em 1920, foi decidido, em 1925, utilizar por completo o uniforme do Corinthian de Londres com camisa branca, calção preto e meias pretas. Porém, como supersticioso que são, disseram que o uniforme alvinegro trouxe má sorte e a equipe perdeu dois clássicos para o Barcelona (um deles por 5 a 1 em casa), resultados que fizeram o branco voltar por completo.

Em meados dos anos 50, o time merengue extinguiu as meias coloridas e começou a vestir-se todo de branco. Escolha que não mudou mais, ainda pelo fato de que foi na década de 50 que os merengues começaram a construir sua incrível história, e títulos importantes, tal como o pentacampeonato consecutivo da Liga dos Campeões da UEFA. A equipe nunca mais mudou seu uniforme tradicional e, com o passar das décadas, apenas incluiu algumas variações para contrastar com o branco, ora pretas, azuis ou roxas. O uniforme reserva teve várias mudanças, e bem contrastantes como camisa violeta e calção preto, uniforme todo roxo, todo vermelho, verde, rosa, azul ou preto. Até hoje, o clube sempre adota uma cor única diferente para seu uniforme reserva, mas o traje principal segue intacto: todo branco, que mescla com sua história, já que as alcunhas do time madrileño são Los Blancos e Merengues.

Na final da Champions League 2016/17, o uniforme utilizado pelo Real Madrid na final em Cardiff contra Juventus, foi todo roxo, e trouxe sorte aos merengues que conquistaram a taça pela décima segunda vez. Já na conquista do 33° titulo espanhol, os merengues utilizaram o tradicional uniforme branco, porém, com alguns detalhes em azul e o segundo uniforme todo preto com detalhes em azul escuro.

Os uniformes da temporada 2017/18 também são diferentes, porém, encantadores e já conquistaram e viraram sonho de consumo dos madridistas. O primeiro uniforme recebeu um toque de modernidade, além de ter um design exclusivo. A camisa 1 do Real Madrid tem alguns detalhes na cor azul claro nos símbolos, três listras da Adidas e em uma linha no encontro da manga com o dorso, o que mostra um detalhe diferente. Além dessas descrições, a camisa branca do Real Madrid para a temporada tem linhas e pontilhados brilhantes no tecido, que cortam o uniforme na diagonal, um detalhe bem sutil e, mais uma vez, exclusivo. Calções e meiões brancos com detalhes em verde claro completam o uniforme da equipe de Cristiano Ronaldo e companhia. Já a camisa reserva do Real Madrid recebe uma combinação em preto e verde água. Esse uniforme preto traz o escudo madridista monocromático, a logo da Adidas e o acabamento das mangas em verde. Já o logo da patrocinadora máster Fly Emirates ficou conservado em branco. A camisa do goleiro também é diferenciada no quesito cor, que é verde musgo.

0 comentário

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle