17 anos de uma cobrança inesquecível

Atualizado: Jul 26

O jogo em si é muito importante e marcante no coração de cada torcedor. Seja ele alvinegro, alviverde ou amante de um bom jogo de futebol. Se bem que, "bom" chega até a ser apelido para essa partida! Antes de falar da cobrança que ficou famosa, e que hoje está completando 17 anos, vamos relembrar a história do jogo.

Na Libertadores de 2000, o Corinthians tinha um time melhor que o do Palmeiras, que vinha de uma eliminação para o Santos no Campeonato Paulista. Mas, além de ser uma semifinal, era também um dérbi. Era aquela partida que ficava difícil de se apontar favoritos. No primeiro jogo, o Palmeiras havia perdido de 4x3. No jogo da volta, conseguiu a vitória, mas não conseguiu evitar a disputa de pênaltis, já que o jogo terminou 3x2. O Palmeiras havia convertido os cinco pênaltis, porém, sofrido todos os quatro. Era a hora do Corinthians realizar a sua 5° cobrança, a última da primeira série. E quem ia cobrar era, ninguém mais, ninguém menos que: Marcelinho Carioca, o batedor oficial do clube!

Eu não estava lá, não era nem nascida. Mas consigo ouvir e imaginar quanto por hora estavam os batimentos cardíacos de cada torcedor, naquela noite de terça-feira, no Morumbi. E imagino também, os batimentos do Marcelinho e do Marcos. Afinal, estavam nas mãos (e pés) dos dois a decisão do jogo.

Marcelinho tomou distância e cobrou o pênalti no canto baixo direito do goleiro. Não foi uma “má cobrança”. Ele bateu bem. Mas parecia que, aquela noite, era noite para São Marcos. Naquela altura do jogo, ele já havia virado Santo novamente. O Morumbi ficou verde e branco. O Palmeiras havia eliminado o seu maior rival pela segunda vez consecutiva na Libertadores.

O alviverde não foi campeão da Libertadores de 2000, acabou perdendo nos pênaltis para o Boca Juniors na final. Mas, de qualquer forma, um dos marcos da competição e da rivalidade de Palmeiras e Corinthians foi esse jogo, que neste ano completa 17 anos. E, bom, não podia passar em branco, não é mesmo?

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle