Por trás da história: amor em amarelo e preto

Atualizado: Jul 25

Todos conhecem o famoso uniforme do Borussia Dortmund. O amarelo e preto é inconfundível no mundo inteiro, mas nem sempre foi assim. O time alemão vestiu cores bem distintas do que estamos acostumados a ver. Nos seus primeiros anos, entre 1909 até 1913, o clube vestia um uniforme composto por camisas em azul e branco e uma faixa vermelha em diagonal e calções pretos, bem exóticos, né?!

Em 1913, os dirigentes decidiram mudar as cores e optaram pelo preto e amarelo. Cores que são utilizadas até os dias atuais pelo clube alemão. Desde então, foram feitas várias combinações, mas são raras as vezes que não têm o aurinegro em sua composição. Apesar de que hoje a sua terceira camisa seja cinza-claro.

O reconhecimento do time na Alemanha começou em 1947, quando o Borussia ganhou seu primeiro título dá Westfalia, em cima do seu maior rival Schalke 04. Após esse título, veio muitos outros, esse período ficou chamado de "era amadora". Na temporada de 1971/72 houve um desmanche da equipe, e o time acabou sendo rebaixado e só voltando para a elite em 1976. O sucesso só ressurgiu no começo do século 21, onde jogadores brasileiros fizeram sucesso - Amoroso e Éwerthon - ganhando mais um título nacional com time aurinegro.

Entre momentos bons e ruins ao longo de sua história, o Borussia teve uma excelente campanha em 2012, na Bundesliga. Somaram 81 pontos e chegaram a marca de 23 jogos de invencibilidade, fazendo a melhor campanha de sua história.

O que impressiona nesse time é a sua torcida. Não tem como falar do Borussia sem mencionar a Muralha Amarela. Torcida que, além de apoiar a sua equipe, embelezam o Iduna com seus mosaicos. O que me motivou a conhecer e escrever sobre o Borussia, foi o que ela transmite para as pessoas e, especialmente para mim, conheço muita gente que ama esse time. A sua torcida é um espelho para as outras e sua camisa inesquecível!

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle