Do Mallorca para o mundo: a evolução meteórica de Marco Asensio

Atualizado: Jul 25

Atuando pela sub 17 da seleção espanhola, Marco Asensio vem chamando atenção, mais uma vez, para o potencial que tem. Além disso, na conquista da Champions League pelo Real Madrid, o jovem de apenas 21 anos marcou o último gol da partida, e não só nesses como em todos os jogos que disputa, demonstra muita qualidade.

Apesar de muito novo, o futebolista já tem na carreira uma Supercopa da UEFA, um Mundial de Clubes, um Campeonato Espanhol e uma Champions League, todos títulos importantes e conquistados na temporada de estreia pelo Real Madrid. De jovem promessa, Asensio ganhou a confiança de Zinedine Zidane e já se mostra um grande jogador.

Aos sete anos, nos jogos de futsal da escola, já mostrava a que veio. Fazia jogadas de um nível de dificuldade muito maior do que seria o comum para crianças de sua idade. Driblava bem e, desde essa época, já marcava belos gols. Marco fazia jogadas semelhantes às do ídolo, Zidane. Hoje, ídolo e fã trabalham juntos, e a combinação não poderia ter sido melhor. O francês já chegou a dizer, inclusive, que Asensio tem a melhor canhota desde Lionel Messi.

Aos 15 anos, perdeu a mãe, vítima de câncer. Alguns anos antes, em uma visita do presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, à cidade da família, ela e o pai de Asensio disseram a Florentino que um dia Marco iria jogar no clube madrilenho, time do coração do garoto desde bem pequeno. A mãe fez uma previsão certeira, pena que não chegou a ver seu filho ser apresentado e brilhar com a camisa merengue. Sempre que faz gol, Asensio o dedica à mãe.

Marco começou a carreira no Platges de Calvià, em 2003, e lá permaneceu até 2006, quando tinha 10 anos. No mesmo ano, Asensio foi negociado com o RCD Mallorca. Foi disputado por Real Madrid e Barcelona, mas continuou no Mallorca, onde participou do time B até 2013, ano em que estreou pela equipe principal. Fez o primeiro gol como profissional em 16 de março de 2014, pelo Mallorca. Chegou ao Real Madrid em dezembro de 2014, pelo valor de 3,5 milhões de euros. Antes do jogo de volta das quartas de final da UCL passada contra o Real, o diretor técnico do Bayern de Munique, Michael Reschke, disse que “quem contratou Asensio por esse valor merece um monumento”. O meia espanhol permaneceu no Mallorca até o final da temporada 2014/15. Em agosto de 2015, foi emprestado para o Espanyol, de Barcelona, onde ficou até voltar ao Real Madrid, em 2016.

Desde então, o meia jogou muito bem, seja quando entrou no time titular, seja quando saiu do banco para substituir algum colega. Logo na partida de estreia, em agosto de 2016, pela Supercopa da UEFA contra o Sevilla, marcou um golaço para abrir o placar e encaminhar a vitória, garantindo o primeiro troféu do Real na temporada 2016/17. Coincidência ou não, Asensio fez não só o primeiro, mas também o último gol da temporada, na final da Champions League contra a Juventus. O jovem fechou a goleada e levantou mais uma taça para a carreira. O Real Madrid reconhece o grande talento que tem em mãos. A equipe, que é sempre composta de jogadores de altíssima qualidade, faz questão de manter e moldar o jovem atleta de acordo com a realidade do clube.

Além disso, o meia brilha na Seleção Espanhola. Pela principal, ele ainda não tem nenhum gol, mas pela Sub-19 marcou oito gols em 12 participações e conquistou o Campeonato Europeu Sub-19, em 2015; pela Sub-21, fez sete gols em 15 aparições, três dos quais saíram na partida contra a Macedônia.

Asensio é uma das peças fundamentais do elenco do Real Madrid. A capacidade que tem, aliada à autoconfiança não tão comum a um garoto de sua idade jogando no meio de gênios, ainda vai lhe render muito mais conquistas. É elogiado por todos e cobiçado por várias equipes da Europa, mas bateu o pé e disse que quer ficar. Quer ganhar mais espaço, ser titular e mostrar todo o potencial que tem. Com tanto empenho e esforço, não vai demorar muito para ganhar mais prêmios individuais e coletivos. Quem sabe, até uma Bola de Ouro um dia. Mas isso, só o futuro dirá, e Asensio tem tudo para que essas conquistas apareçam no decorrer de sua trajetória.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle