Os encantos da Lampions League

Atualizado: Jul 26

Torcida apaixonada na arquibancada, recepções emocionantes ao time, sinalizadores, bateria, rosto pintado, mosaico, são apenas algumas das características da Copa do Nordeste ou, como é chamada pelos nordestinos, a Lampions League. São nove estados, vinte times e um amor: o futebol.

A Copa do Nordeste é o campeonato regional mais importante realizado no Brasil. Atualmente, a competição conta com três times da Bahia, três de Pernambuco e dois dos demais estados (Maranhão, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Piauí). Mas qual a verdadeira importância desses clubes se reunirem para realizar uma competição regional?

O futebol nordestino possuí três representantes na série A do Campeonato Brasileiro (Bahia, Sport e Vitória), além de representantes na série B, C e D. Apesar disso, sofre com a exclusão midiática e com uma renda inferior a times de outras regiões. Apesar de todas as dificuldades, a torcida do Nordeste se mostra apaixonada e ajuda o futebol de sua região a “respirar”.

Nas últimas quatro edições, a competição vêm se fortalecendo, conquistando seu espaço no cenário esportivo nacional e pondo em evidência a região nordestina. Além do prêmio que o time vencedor ganha ao fim do campeonato, a Lampions serve para atrair a torcida aos estádios, dar orgulho àqueles que vestem o manto dos times do Nordeste e, consequentemente, dá visibilidade aos clubes menores.

A torcida nordestina é apaixonada, lota o estádio em qualquer divisão, suporta a ausência do seu time nos programas esportivos e a tentativa da mídia de impor torcidas para clubes de outras regiões. Ser torcedor de um time do Nordeste é ter coragem e a Copa do Nordeste tem fortalecido isso, dando aos torcedores mais um motivo para continuar apoiando seus clubes e não escolhendo times de outras regiões para torcer.

Muitas esquipes da região não possuem dinheiro para manter seus trabalhos, mas com a competição regional novos patrocinadores surgem. Além disso, há a verba que ganham para terem seus jogos transmitidos, em especial a Esporte Interativo que colabora para que estes times se fortaleçam, ajudando de maneira financeira e administrativa.

A Lampions League é uma forma de mostrar o quanto a região Nordeste tem a oferecer ao futebol brasileiro, é uma tentativa das federações nordestinas de darem orgulho para essa região que tanto ama o futebol.

O futebol nordestino merece o respeito, e a final da competição desse ano foi a prova disso, Bahia x Sport fizeram uma grande festa, capacidade máxima nos dois estados, com bom futebol, comemorações e muita organização. Isso é a prova de que essa região tem qualidade e merece ser cada dia mais evidenciada em cenário nacional.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle