A invasão corinthiana de 1976

Atualizado: Jul 26

Um dos grandes episódios da história de um clube com quase 107 anos. O Corinthians, naquela época, amargava um jejum de 22 anos sem títulos. O último havia sido o Paulistão de 1954. Mas, a torcida do time alvinegro, a Fiel, fez o que ninguém acreditava. Cerca de 70 mil corinthianos compareceram ao Rio de Janeiro para acompanhar a semifinal do Campeonato Brasileiro contra Fluminense.

Na ocasião, o presidente alvinegro Vicente Matheus, torcedor fanático do Corinthians, pediu para o mandatário do clube carioca 80 mil ingressos, e disse que pagaria. E então, o Francisco Horta, mesmo achando loucura, cedeu e provocou a Fiel: “Vocês dizem que são fieis, que é a torcida fiel, então provem”. E foi isso que o bando de loucos fez. Invadiu a cidade maravilhosa.

Há quem diga que vinham corinthianos de todos os lados, caravanas, avião, carros particulares, de carona... Era uma verdadeira loucura! Pintaram as praias cariocas de preto e branco paulista! O time alvinegro fazia um bom campeonato, e seria seu primeiro titulo se o conquistasse. Mas, do outro lado, o tricolor carioca tinha um time muito compacto, formado por ótimos jogadores, como Carlos Alberto Torres, Edinho e o ex-corinthiano Rivelino.

Era dia 5 de dezembro, em jogo único, Fluminense x Corinthians dividiram o Maracanã. Mais de 146 mil pessoas assistiram aquela partida. E presenciaram o Tricolor Carioca abrir o placar aos 9 minutos do primeiro tempo, com Pintinho, após cruzamento de Gil. Mas, ainda na primeira etapa, o Timão empatou, com um gol de Ruço, para a alegria de todos os paulistas. No segundo tempo, caiu um verdadeiro diluvio, tudo encharcado, empoçado e os times com dificuldades de virar o placar. O jogo foi para a prorrogação e nada mudou. E nos pênaltis brilhou a estrela de TOBIAS, o goleirão alvinegro defendeu dois e o Corinthians converteu todas as cobranças. A alegria de todos os corinthianos lá.

O Corinthians foi para a final, mas acabou sendo derrotado pelo time do Inter. Mas nada tirou o brilho daquele ano! A invasão corinthiana de 1976 é algo que marcou o futebol nacional. A verdade é que o corinthiano faz de todo lugar a sua casa, apoia e faz a festa. A torcida faz jus ao apelido, a Fiel está presente em tudo.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle