Mãe fanática, ídolo homenageado: Sócrates, o pequeno torcedor fanático pelo Timão

Atualizado: Jul 25

No segundo domingo de agosto, é comemorado o dia dos pais. Mas também podemos homenagear aquelas mamães que desempenham essa função, e tão bem quanto os homens. A mãe/pai da vez é a Dadá Ganam Ferreira, que há um ano e seis meses foi agraciada com um presente de Deus e, como corinthiana fanática, homenageou um dos maiores ídolos do clube colocando o nome de seu filho de SÓCRATES, Luan Sócrates.

Desde o início da gravidez, a mamãe sabia que era um menino, mesmo as pessoas dizendo ao contrário. Porém, nunca houve uma pretensão de nome, até que ela demonstrou do desejo de homenagear o Doutor em um grupo de WhatsApp com os amigos. Mas não foi unanimidade na família de Dadá: “A única pessoa que amou foi minha irmã. Minha mãe resolveu escolher o primeiro nome. Ai ficou Luan Sócrates. Na hora do cartório, minha mãe ainda insistiu em pedir pra não colocar. Mas eu coloquei. Não contei pra minha irmã. Na hora que ela chegou, entreguei a certidão e ela se emocionou. Ela disse que pensava que eu estava brincando.”.

O homenageado Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou melhor, Doutor Sócrates, foi considerado como um dos melhores jogadores brasileiros. Além de ser jogador e médico, se preocupava muito com as questões políticas, e foi um dos principais líderes da Democracia Corinthiana. Em 1983, após uma pergunta sobre como queria morrer, o ídolo alvinegro respondeu: “Quero morrer em um domingo, e com o Corinthians campeão”. O saudoso Doutor nos deixou no dia 04 de dezembro de 2011, dia em que o Corinthians consagrou-se pentacampeão brasileiro.

O pequeno Sócrates frequenta o estádio desde os dois meses de idade, e já é sócio da principal torcida organizada, a Gaviões da Fiel. Corinthiano nato, faz a festa no meio do bando de loucos, reconhece o símbolo, o hino, as músicas e o estádio. Por ser novinho, ele aprende aos poucos a história do grande jogador que foi a inspiração para o seu nome: “Ele aprende dia após dia sobre o que Sócrates representa na vida dos corinthianos, do clube e na história do país.”.

O que os move é o amor! Amor pelo Corinthians e o companheirismo de um com o outro. Recentemente, a mamãe levou seu pequeno para conhecer o Maracanã, palco da invasão corinthiana e lugar de muita história para o futebol brasileiro. É nítido a felicidade estampada no rosto de Sócrates, vivendo essa paixão que passa de geração em geração, em companhia de sua super mãe.

O dia é dos pais, mas também das mães. As guerreiras apaixonadas por futebol espalhadas por todo o Brasil, merecem nosso singelo parabéns. Curtam seus filhos, transmitam a sensação e a emoção de ser torcedor.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle