Década de 1970: uma época áurea para o Leão do Pici

Atualizado: Jul 26

Depois de ter se classificado para a Copa Libertadores de 1969, que não contou com a presença de clubes brasileiros por causa de discordâncias com o regulamento, o Fortaleza Esporte Clube chegou aos anos de 1970 conquistando títulos. Logo em 1970, o clube tricolor faturou o Torneio Norte-Nordeste, após travar um excelente duelo contra o Sport de Recife.

Na competição, que era disputada em três fases, o Fortaleza classificou-se em primeiro lugar na etapa inicial, com quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Na segunda fase, bateu o Ceará por 1 a 0, eliminando-o do torneio. E, apesar de ter perdido a partida final para o Sport, que havia sido o campeão do hexagonal do grupo do Nordeste, o Leão do Pici sagrou-se campeão da competição, nos critérios de desempate.

O Torneio Norte-Nordeste marcou apenas o começo dos sucessivos triunfos do Tricolor na década. Em 1972, o Fortaleza conquistou o Campeonato Estadual Extra. Além disso, uma das maiores glórias daquela época foi a que é, atualmente, a maior invencibilidade da história da equipe na Série A, de 13 jogos. O grande time do Leão de 1973 manteve-se sem perder frente à equipes bastante reconhecidas, como Figueirense, Fluminense, Bahia, Corinthians, Cruzeiro e Inter.

O orgulho da década se concretizou em todo o período. Outro recorde que até hoje não foi quebrado no clube foi a da invencibilidade em estaduais. Das cinco melhores marcas de partidas sem perder do Fortaleza, quatro aconteceram na década de 1970: a primeira, de 26 jogos, em 1978; a segunda, de 20 jogos, em 1973; a terceira e quarta, de 17 jogos, aconteceu em 1972 e 1976. Foi o primeiro time a ser campeão na atual Arena Castelão, no estadual de 1974, conquistando o bicampeonato da competição. No ano, o Leão venceu 23 partidas, empatou quatro e perdeu apenas três, marcando 87 gols e sofrendo somente 22.

A década de 1970 para o Fortaleza representa uma das mais lendárias da história do clube, com a manutenção de invencibilidades perante equipes reconhecidas do futebol nacional e, muito além disso, demonstra a grandiosidade que o tricolor carrega e que nada nem ninguém pode apagar.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle