Avanço no futebol gaúcho: uma mulher na narração


Chegou a hora de você sentar e conversar com seus avôs. Questione se durante a juventude deles, não era comum uma mulher entrar no estádio e o coro “ih, ih, ih, essa p* eu já comi” ecoar pelas arquibancadas. Pergunte e depois reflita. Conseguimos caminhar contra esse preconceito. Hoje podemos ver o quanto aumenta o número de mulheres envolvidas no mundo esportivo, principalmente trabalhando com futebol. Que há mulher em peso nos estádios? Fato consumado, mas agora, finalmente, podemos nos orgulhar de outro passo dado. Estamos também nas cabines, nas reportagens de campo, nos programas esportivos, nas zonas mistas, nas assessorias e nas presidências. Mas e na narração?

Em certas cidades do Brasil isso já aconteceu, mas não é normalidade, e o Rio Grande do Sul finalmente deu esse passo. No dia 30 de julho de 2017, a Rádio Estação Web deu a oportunidade para uma voz feminina estrear na narração em um jogo de grande expressão, Grêmio x Santos pelo Campeonato Brasileiro. E foi a voz de Clairene Giacobe, que está na rádio há cinco anos e começou narrando jogos femininos. Ao entrevistar a Clairene, percebi que ela está totalmente inserida nesse meio, mas sabe que para se manter em um ambiente ainda tão masculino, precisa seguir na luta. “Tenho ainda que evoluir, treinar, aprender, mas é o primeiro passo e estou orgulhosa demais, principalmente com o retorno positivo que tive” diz.

Grande influenciador para que esse acontecimento finalmente ocorresse, foi o Rogério Barbosa, responsável pela rádio. Sempre com o desejo de lançar uma mulher na narração, ele conta que a Clairene é muito dedicada ao esporte e não viu outra pessoa para que pudesse lançar seu desafio. Ela aceitou, fez curso de narração, aprendeu e hoje se apaixonou.

Eu como repórter esportiva, que também luto pelo meu espaço no meio futebolístico, acredito que precisamos de mais Clairenes corajosas por esse país. Acreditem, esse espaço também é nosso e já passou da hora de preenchê-lo.

#RioGrandedoSul #RádioEstaçãoWeb #Grêmio #Santos #Brasileirão #ClaireneGiacobe #RogérioBarbosa

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle