A magia do estádio

Atualizado: Jul 26

Diga-me se já aconteceu com você: basta colocar os pés dentro do estádio e tudo muda. As preocupações da vida, a tristeza, as dores, tudo! Ali, estão todos vibrando na mesma frequência, compartilhando um sentimento lindo de amor incondicional. São algumas dezenas de milhares de pessoas entoando o mesmo canto, incentivando, torcendo, gritando. É uma energia incrível!

No estádio, não tem essa de diferenciar a outra pessoa que está ao seu lado. É grito de gol e abraço no desconhecido ou com quem divide a arquibancada contigo há anos. Todos são iguais, sob a mesma cor, o mesmo símbolo, o mesmo sentimento. Talvez o estádio seja ainda um lugar onde se pode amar em uma época em que o ódio toma cada vez mais conta da nossa rotina.

Torcer traz outro grande benefício: liberar toda a energia negativa que está contigo. Impossível ficar infeliz quando se está cantando, pulando e gritando. Xingar o adversário e o juiz até está liberado, mas sem termos machistas, racistas e homofóbicos, por favor.

Claro que nem sempre é festa. Nada pior do que ficar aflita, chorar e se irritar com o jogo. Mas faz parte da competição. E isso também é válido, expressar nossas emoções sem medo do julgamento alheio, afinal, o outro também está ali vivendo a mesma situação. Lembro-me do abraço coletivo que demos na penúltima partida do colorado na série A, em 2016, no Beira-Rio. Aquele gol do Valdívia que parecia lavar a nossa alma entre as lágrimas que compartilhamos.

A paixão nos move e o futebol é capaz de realizar grandes ações em nossas vidas. São amigos de arquibancada, torcedores que trocam carona, abraços emocionantes, gritos compartilhados, melhores amigos que acabaram de se conhecer. São torcidas organizadas que estão lá abaixo de sol e chuva, de boa ou má fase. O estádio é um dos melhores lugares do mundo e dividir esta energia incrível é apenas mais uma das coisas boas que o esporte nos dá. Vá ao estádio, abrace alguém que nunca viu na vida, faça amizades e libere mais amor para o universo.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle