Futebol é amizade e diversão

Atualizado: Jul 25

Existem muitas formas de jogar futebol. O futebol profissional é só um espelho de todos os outros times e espaços em que o esporte é praticado. Quando a gente é criança e vê os jogos na televisão, o que a gente mais quer é um lugar para repetir aqueles lances emocionantes e o os gols marcantes. Eu não sei com vocês, mas comigo o lugar para praticar e me divertir era a rua.

Jogar bola na rua é um ato desprendido de todas as formalidades, os chinelos viram as traves, um amigo traz a bola e o resto da vizinhança chega para começar a partida. Mas a ação mais característica dessa modalidade do esporte é deixar as chuteiras de lado, os meiões, as caneleiras e todos os aparatos usados no futebol profissional e nas escolinhas. Tudo o que basta são os pés descalços no asfalto, muitas vezes quente ou cheio de armadilhas, o que resulta em pés machucados, sem tampões nos dedões, bolhas e ralados.

Pode parecer uma realidade distante hoje em dia, mas foi assim que tanta gente começou, que se desenvolveu, aprendeu as manhas do esporte, adquiriu aquela malandragem bonita do futebol brasileiro.

E foi assim que eu me apaixonei mais pelo futebol. Meu caminho não foi o de me tornar atleta, mas foi o de admirar, torcer, brincar e fazer do esporte uma diversão, um ato de aproximação, de vínculos e amizades. Porque o futebol, em todas as suas facetas, é isso: é companheirismo, é amizade, é brincadeira.

Então, vamos ser amigos?

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle