41 anos de Ronaldo Fenômeno

Atualizado: Jul 25

22 de setembro de 1976 nascia uma grande estrela do futebol mundial, Ronaldo Luis Nazario de Lima, popularmente conhecido como Ronaldo Fenômeno. Nasceu no Rio de Janeiro, e foi lá que iniciou sua paixão por futebol. Sua carreira começou no São Cristóvão, clube mais perto de sua casa e que lhe oferecia dinheiro para transporte. Jairzinho o viu treinando, pagou cerca de 10 mil dólares pelo garoto e revendeu-o para o Cruzeiro.

Aos 16 anos, Ronaldo fez sua estreia no futebol profissional, pelo Campeonato Brasileiro de 1993. Começou a ser tratado como uma grande joia, pareciam que estavam prevendo que seria um dos melhores do mundo. Seu primeiro gol pela raposa foi em um amistoso contra um time português. Saiu aplaudido pela torcida. Logo vou sondado pela Internacional de Milão, mas a proposta foi recusada. Foi destaque na campanha do brasileiro da raposa naquele ano, marcando 12 gols em 14 partidas. E ainda naquele ano sagrou-se artilheiro da Libertadores, com 8 gols. Em 1994, novamente arrebentou, 22 gols no campeonato mineiro. Foi vendido por 6 milhões de dólares ao PSV Eindhoven (Países Baixos).

No PSV foram 52 gols em 57 partidas. Em 1995, começaram seus primeiros sinais de problemas no joelho. Em fevereiro do ano seguinte, passou por uma cirurgia. O fato de ficar no banco de reservas durante a decisão da Copa dos Países Baixos, e entrado nos quinze minutos finais, deixou Ronaldo irritado. E logo foi transferido para o Barcelona. Em 1996, Ronaldo foi eleito pela primeira vez melhor jogador do mundo pela FIFA. A temporada 1996/97 foi a única pelo clube catalão, mas foi artilheiro do espanhol com 34 gols em 37 jogos, levantou a Copa do Rei e Recopa Europeia. Mas, a Internazionale que desde o princípio o sondava, finalmente acabou acertando com ele. Em 1997, novamente foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA e ganhou o apelido de Fenômeno. Em 99 partidas pela Inter de Milão fez 59 gols.

Em 2002 foi contratado pelo Real Madrid, e foi eleito pela terceira vez melhor jogador do mundo pela FIFA. Pelos merengues foram 177 partidas com 104 gols. Em 2007 foi para o Milan, rival da Internazionale. Não foi uma grande passagem, e durou apenas uma temporada. Em 20 jogos, foram apenas 9 gols. Após a saída do Milan, Ronaldo chegou a treinar no Flamengo. Com muitos boatos que o fenômeno voltaria a Europa, o jogo virou e ele foi pra nada mais, nada menos do que o Corinthians.

Em 9 de dezembro de 2008 foi anunciado que Ronaldo jogaria pelo Timão. Os primeiros dois meses, o craque realizou trabalhos físicos para que pudesse ter condições para retomar aos gramados sem problemas. Fez sua estreia no dia 4 de março, jogando apenas 27 minutos. O clássico contra o palmeiras naquele 8 de março de 2009 está marcado na memória de todos os torcedores alvinegros. O Corinthians estava perdendo por 1 a 0, quando as 47 minutos do segundo tempo, o Fenômeno marcou seu primeiro gol pelo Timão. Foi após uma cobrança de escanteio, onde Ronaldo cabeceou para o gol. Ele pulou no alambrado e derrubou parte dele. Foi incrível e emocionante, digno de um clássico.Naquele ano, consagrou-se campeão Paulista e da Copa do Brasil.

Em 2010 o ano foi péssimo. O timão foi eliminado pelo Flamengo na Libertadores, em pleno centenário do clube. Em 2011, foi eliminado novamente na libertadores, dessa vez na fase preliminar. Fato que arrancou lágrimas do jogador e um pedido de desculpas à nação corinthiana devido ao fracasso. Foram 69 jogos pelo Timão e 35 gols. Na seleção brasileira, Ronaldo fez 105 partidas e fez 67 gols. Foi campeão do Mundo em 1994 e 2002, sendo destaque da equipe. Após sua aposentadoria, Ronaldo tornou-se empresário, fundou a 9ine, empresa de marketing esportivo, que gerencia carreira de diversos esportistas.

Ronaldo Fenômeno tem seu nome marcado na história do futebol mundial. Ainda me lembro dele brilhando na Copa do Mundo de 2002, com aquele cabelo que ganhou milhões de adeptos. Eleito três vezes melhor do mundo, segundo maior artilheiro da Copa do Mundo. Acumulou muitas polêmicas e lesões que nunca tiraram seu brilho. Ronaldo Nazário, fez jus ao apelido Fenômeno. Um dos maiores jogadores brasileiros completa 41 anos. Parabéns!

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle