Portugal vence e vai à Copa do Mundo

Atualizado: Jul 24

Último jogo da qualificação para o Mundial do próximo ano na Rússia e Portugal tinha de vencer a Suíça caso quisesse o primeiro lugar. Já à Suíça bastava um empate, uma vez que esta tinha nove vitórias em nove jogos.


Sem grande expressão ofensiva na primeira parte, a Suíça deslocou-se ao Estádio da Luz para jogar para o empate, contrariamente ao que o seu selecionar tinha dito na conferência de imprensa. Os suíços foram inteligentes a fechar os espaços e por isso Portugal sentiu dificuldades em superiorizar-se em relação aos suíços que ganhavam a maioria dos ressaltos. Apesar disso, a seleção das quinas conseguiu chegar à vantagem ao minuto 41, com um golo na própria baliza de Johan Djourou.


A segunda parte já foi diferente uma vez que o resultado não interessava à equipa de Vladimir Petković. Na mesma a jogar com duplo-pivô, a Suíça tentou dar mais enfase ao meio campo e ao ataque. Com isto também abriu mais espaços para Portugal poder jogar, o que acabou por trazer mais oportunidades de golo ao jogo e um Bernardo Silva fora de série. Ao minuto 57, Moutinho fura na entrada da grande área, tabela com Bernardo Silva que passa para André Silva que finaliza, fazendo o 2-0 para a seleção da casa. Respiravam de alívio os adeptos dos campeões europeus. Mesmo assim ainda faltavam 30 minutos para o final do jogo e a Suíça apressou-se a fazer mudanças na equipa.


O resultado manteve-se assim até ao final do jogo. Portugal soube controlar a vantagem e até criou oportunidades para marcar mais golos. A Suíça viu-se numa situação de desvantagem, coisa que não estava habituada nesta fase de qualificação, e não teve arte nem engenho para a superar. Com isto Portugal qualifica-se pela décima vez consecutiva para uma fase final (Mundial/Europeu) e a Suíça segue para play-off.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle