Machismo no futebol? Sim, ele ainda acontece


Dentro de campo as equipes empilham vitórias que são contadas através de nós, os jornalistas. Fora de campo, algumas pessoas insistem em pensar que os únicos profissionais aptos a contar o que acontece dentro das quatro linhas, são eles: os homens. Dessa vez, o episódio aconteceu com a minha colega Julia Goulart, durante a jornada esportiva entre São José x Inter B, pela Copa Paulo Sant’Ana.

Ela estava ali, na beira do campo fazendo o que poucos da imprensa gaúcha fazem: cobrir o futebol de base e das equipes com menor visibilidade. Contentes os torcedores do São José, que são lembrado pelas grandes mídias do estado somente quando disputam Gauchão? Que nada! Eles corresponderam com uma atitude incabível, nojenta e grosseira. Gritar para uma repórter, que está fazendo o seu trabalho com total qualidade e profissionalismo, dizendo que lugar de mulher não é na beira do campo e outros diversos xingamentos que não cabe aqui descreve-los me revolta. O motivo? É porque essa não foi a primeira e nem a última vez.

Nota de repúdio do clube? Teve sim, mas isso não basta. Quando coisas desse tamanho acontecem, falta pulso firme para a partida ser interrompida, a brigada ser acionada, os envolvidos serem identificados e logo retirados. Enquanto a repórter fazia seu trabalho e era veemente humilhada, nada aconteceu e quem precisou sair de cena foi ela, para recuperar o seu psicológico.

Nós somos metralhadas diariamente por pessoas que não conseguem entender que a mulher tem a mesma capacidade para fazer parte de uma jornada esportiva. Somos obrigadas a provar todos os dias que entendemos e que merecemos o nosso espaço, mas o número de pessoas com pensamento machista ainda é gigante. O meu único recado a essas ‘espécies de seres humanos’ é que vocês não são torcedores, vocês estão ali fantasiados, querendo nos derrubar. Mas quer saber? VÃO TER QUE ATURAR, porque a gente segue firme e forte buscando um lugar que é direito de todos, inclusive nosso, e ninguém vai conseguir nos parar.

#Mulherefutebol #SãoJosé #InterB #CopaPauloSantAna #Machismo

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle