Vai ter mulher uniformizada, sim

Atualizado: Jul 26

Esta semana um grupo de torcedoras são paulinas se reuniram e criaram a tag #saopaulinasuniformizadas, no Twitter. A iniciativa surgiu na noite de segunda-feira, e em menos de 24 horas, elas conseguiram uma resposta do São Paulo Futebol Clube. Todo movimento aconteceu devido a falta de camisetas femininas. Em sua loja virtual, São Paulo Mania, são mínimos os produtos disponíveis.

O São Paulo se manisfestou da seguinte forma, em sua conta oficial no Twitter: "São-paulinas, estamos acompanhando a justa manifestação #saopaulinasuniformizadas. Devemos muito a vocês, e por isso explicamos: Nos últimos 2 anos tivemos um volume de vendas em artigos femininos que superou a soma dos 7 anos anteriores. Esse aumento se mostrou uma agradável surpresa e gerou um descompasso nos estoques, que estão sendo reabastecidos. Agradecemos o amor e a movimentação, e garantimos: estamos trabalhando para melhorar e oferecer mais a vocês".

Confesso que a problemática em questão não é um problema pra mim, pois gosto de usar a camiseta masculina. Entretanto, a iniciativa, junto com a resposta do SPFC é apenas mais uma prova de que, nós, mulheres, estamos chegando em peso, e ganhando cada vez mais força no futebol, um esporte que ainda é muito machista.

Apesar de ser uma questão das torcedoras tricolores paulista, várias torcedoras de outros times fizeram parte da campanha. Além delas, muitos homens compraram a briga e ajudaram. Porém, como nem tudo é 100% bom, alguns homens que não gostaram da ideia e criticaram. O famoso "mulher não entende de futebol" ou "só querem engravidar dos jogadores", esteve presente. Contudo, mesmo com o intuito de criticar, eles acabaram ajudando ao usar a #.

A iniciativa são paulina inspirou outras torcedoras, que se manifestaram pelo mesmo motivo. As coloradas, por exemplo, fizeram um abaixa-assinado por mais produtos esportivos femininos nas lojas do Inter.Fico feliz em saber que estamos no caminho certo. Somos nós, mulheres, que podemos mudar a ideia, totalmente absurda, de "futebol não é coisa de mulher" para "lugar de mulher é onde ela quiser". Juntas somos mais fortes!

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle