O Estádio Alcides Santos na história do Fortaleza Esporte Clube

Atualizado: Jul 25

O Estádio Alcides Santos, local onde o Fortaleza Esporte Clube realiza seus treinos na capital cearense, foi fundado no dia 21 de junho de 1962 e recebeu esse nome em homenagem a um dos ex-presidentes do clube. É apelidado carinhosamente pelos torcedores de “Parque dos Campeonatos”. Em tempos remotos, era bem mais utilizado para jogos do tricolor, inclusive amistosos internacionais.

Alcides Santos foi o fundador de um clube chamado de Fortaleza, em 1912, mas o projeto não seguiu em frente e a empresa fechou as portas. Também participou da fundação do Stella Foot-Ball Club, em 1915, o que deu o pontapé inicial para a criação do Fortaleza Esporte Clube, em 18 de outubro de 1918, além de ajudar na criação de outros clubes cearenses. Alcides trouxe o primeiro jogador para a equipe tricolor em 1919. Foi atleta de remo do Flamengo.


No ano de 1957, o presidente da equipe na época, Carlos Rolim Filho, decidiu, junto à sua junta diretiva, comprar um terreno para que fosse construído um estádio para o Fortaleza. A partida inaugural do estádio foi um amistoso, acontecido no mês de sua fundação, contra o Usina Ceará, quando o Leão venceu por 2 a 1. Já o primeiro jogo oficial do Alcides Santos ocorreu apenas no dia 12 de março de 2008, pelo Campeonato Cearense, em um empate por 3 a 3 com o Itapipoca. Já a estreia em competições nacionais aconteceu no dia 12 de março de 2010, pela Copa do Brasil, em vitória do Leão sobre o Guarani-SP por 2 a 1. A partida que mais gerou renda para o estádio tricolor foi entre Fortaleza e Tiradentes, também pelo estadual, quando os donos da casa venceram por 2 a 1, com lotação máxima.

O Fortaleza encarou também o Hellas Verona, em 1º de junho de 2014, em um amistoso inter-temporada, que foi completamente decepcionante. Os italianos, que haviam terminado a temporada 2013/14 em 10º posição da Série A, venceram o tricolor por 4 a 3, utilizando apenas a equipe reserva. Apenas 250 das 7.150 cadeiras foram ocupadas para a partida. Das 47 partidas disputadas no Alcides Santos, o Fortaleza conseguiu 32 vitórias, nove empates e seis derrotas, com 74,46% de aproveitamento.

As sucessivas reformas no espaço de treinos do Leão estão servindo para modernizar e embelezar o lugar. Com a chegada do centenário do clube, em 2018, e o acesso à Série B depois de oito anos na terceira divisão, a tendência é de que mais investimentos sejam realizados para melhorar a infraestrutura do Alcides Santos.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle