Para os que sofrem

Atualizado: Jul 26

Dezembro chegando, e com ele o fim da temporada. Eis os nossos momentos de reflexões e retrospectivas. Para alguns, hora das comemorações. Para muitos outros, o desejo de "amnésia". Mas calma aí, as derrotas também devem ser lembradas e relembradas. É com você mesmo que passou o ano sofrendo, viu seu time ser rebaixado ou ser desclassificado, que quero falar. Há sempre um novo dia, um novo jogo e um novo ano. E sim, muitas vitórias e derrotas pela frente. Seu coração de torcedor aguenta, pode acreditar.

Temos urgência em sermos felizes, sem percebermos as infinidades de aprendizados que há nos fracassos. É neles que aprendemos a valorizar cada vitória, por mínima que seja. É nelas que crescemos, que sabemos o valor de cada três pontos conquistados, de cada grito de gol, de cada passe certo. É nas frustrações que aprendemos o nosso lugar de torcedor, o lugar de quem apoia, empurra e joga junto, mas também o lugar de quem cobra. Como aquela mãe que precisa dar um duro sermão no filho porque o ama, assim somos nós frente às decepções que nossos times por vezes nos causam. E no fim do dia, está ali de novo, insistindo, porque o elo que nos une é eterno.

O esporte, em si, para além do lúdico, tem como princípio nos ensinar a convivermos com ganhos e perdas. Os momentos felizes só são felizes, porque um dia provamos o amargo gosto da dor. Os títulos só nos despertam o maior grito de êxtase, porque um dia a decepção foi tamanha que deu um emaranhado nó nas nossas gargantas.

Então, se o ano não foi lá grande coisa, te digo: fica firme! As vitórias são pros que não se cansam de insistir. É aprender a ver força nos fracassos para, mais na frente, conseguir vislumbrar a beleza da glória. E quando ela vier, você vai perceber que valeu a pena não ter desistido, afinal, a esperança é o que nos mantém de pé.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle