Breno Cantão, uma joia formada no futsal

Atualizado: Jul 26

Breno Cantão é mais uma joia que foi formada no futsal e migrou para o futebol de campo. Aos 8 anos, o jogador ensaiava os seus primeiros chutes nas quadras. As funções? Pivô, ala e fixo, a variação nas funções desempenhadas fazia com que Cantão mudasse de posição conforme o jogo. O talento chamou a atenção do técnico, que imediatamente indicou o jogador ao Rondonópolis de Mato Grosso. Aos 11 anos, Breno iniciava a sua carreira no futebol, a experiência adquirida no time rondonopolitano fez com que o volante participasse de uma das maiores competições nacionais de categorias de base: Copa Águas Thermais de Futebol de Jataí. Mas a posição de origem durou pouco tempo, meses antes do início da competição em Jataí, Breno mudou de posição, passou a ser lateral-direito.

Considerada uma posição escassa nos clubes brasileiros, poucos jogadores desempenham as verdadeiras funções desta posição. Para ser lateral é necessário atacar sem deixar espaços na defesa, além de precisar da ajuda constante dos volantes. Assim poderá ter um desempenho na marcação e também na armação das jogadas. E foi na competição em Jataí, e tendo um excelente desempenho como lateral, que o jogador chamou a atenção dos avaliadores do Atlético Paranaense, e pouco tempo depois passou a fazer parte da equipe sub-15 do Furacão.

Assim como todo sonho tem suas dificuldades, Breno enfrentou uma das mais difíceis: a distância da família. Os finais de semana já não reunia os parentes e nem tinha as bagunças cotidianas, e com o passar do tempo o jovem jogador foi entendendo que para realizar o seu sonho, e o sonho de seu pai, era necessário abrir mão de muitas coisas. Outra dificuldade que Cantão enfrentou foi quando jogava nas categorias de base do REC. Como o Centro de Treinamento ficava muito longe de sua casa, às vezes ele não tinha condições de ir ao CT e por várias vezes pensou em desistir. Os empecilhos encontrados em sua jornada foram superados com força, dedicação e vontade de vencer. Aliando a boa marcação, os bons cruzamentos e a intensidade com boa chegada nos ataques, Breno já conquistou diversos títulos: dois torneios na Europa em 2014 (um na Bélgica e outro na Holanda), um Campeonato Paranaense sub-18 e sub-17, um Vice-Campeonato Brasileiro sub-20, uma Copa RS e o Vice-Campeonato da Copa do Brasil.

Atualmente, Breno faz parte da categoria sub-20 do Atlético Paranaense, e o sonho do jogador é fazer parte da equipe profissional do Furacão. Apesar da pouca idade, Breno não coleciona apenas títulos dentro de campo, também coleciona as vitórias conquistadas diante das dificuldades que encarou como 'gente grande' nessa trajetória. Dar alegria ao torcedor atleticano, conquistar títulos e trilhar uma carreira vitoriosa são apenas o início de um sonho que está começando.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle