Bahia, nascido para vencer

Atualizado: Jul 24

Está acontecendo um erro, estão vivendo um equívoco! Dia primeiro de janeiro chamam de ano novo, mas na verdade o dia do aniversário do Esporte Clube Bahia! O campeão dos campeões, quem arrasta multidões, já diz a música dos Novos Baianos.

01 de janeiro de 1931, na Rua Carlos Gomes, centro da cidade de Salvador, Bahia, o Tricolor de Aço nascia sendo presidido pelo médico Waldemar Costa, e no dia 16 do mesmo mês o estatuto do clube foi lançado no Diário Oficial, passando assim a ser oficializado o nascimento daquele que era e é “Nascido para vencer”.

O Bahia é música, como já foi dito, cantada pelos Novos Baianos, a Campeões dos Campeões, é filme no longa Bahêa Minha Vida, o Bahia é peça de teatro em A voz do campeão - A história do Bahia. Salvador se revela em azul, vermelho e branco e nessas mesmas cores a cidade é mostrada ao mundo.

Por esse time se ecoa a voz do campeão. Por esse time se vê a alegria, a raça, a cor da cidade onde nasceu e representa. Mil vezes Bahia, ou melhor, Bahêa!

Em seus poucos 89 anos de vida, este time conquistou o país sendo o maior do Norte Nordeste em torcida e títulos expressivos. Primeiro campeão do Brasil, assim sendo o primeiro time brasileiro a participar da Libertadores da América. Um dos maiores campeões estaduais.

Hoje é dia de comemorar não apenas o nascimento do clube, mas o “ser Bahia”. A torcida é de longe o maior patrimônio. E todos sabem, ser Bahia não apenas ser, é fazer, é gritar, é mostrar é se exibir, por que se tem coisa que eles são é exibidos! Mostrar a todos aquelas estrelas reluzentes, e cantar o hino e fazer da camisa, um literal manto sagrado. Ser Bahia é se cumprimentar com um “BORA BAHÊA” e ser respondido com outro “BORA BAHÊA”.

A verdade, por mais que se tente, não há como descrever. Ou você é, ou você não é. Se você for, você é louco, lunático e o melhor de tudo: feliz. Por mais que venha uma derrota ou outra, uma crise ali outra aqui, ser Bahia é ser feliz, alegre e do coração potente! Mais um, mais um Bahia, mais um, mais um ANO DE GLÓRIA!

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle