Por trás da história: Cruzeiro, a constelação que carrego no peito

Atualizado: 13 de Out de 2020

Os cruzeirenses podem se orgulhar do símbolo que possuem: olhar para o céu e enxergar o escudo que carregam no peito é privilégio de poucas torcidas. A constelação do Cruzeiro do Sul, no entanto, nem sempre foi o emblema do time.

Quando um grupo de italianos, moradores de Belo Horizonte, resolveram criar um clube em Minas Gerais a intenção era manter a Itália por perto e manifestar o orgulho pelo país de origem. Assim, em 2 de janeiro de 1921, o nome escolhido para o time foi Societá Sportiva Palestra Itália e o escudo era um losango nas cores do país - verde, vermelho e branco. E é provável que tivesse permanecido dessa forma não fosse a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial opondo-se à Itália.

Em agosto de 1942, baixou-se um decreto-lei no Brasil determinando que os símbolos e nomes relacionados a algum país do eixo (Itália, Alemanha ou Japão) fossem extintos. O Cruzeiro foi um dos times que sofreu as consequências da Guerra - perceptíveis até hoje no nome e nas cores. Batizar o clube de forma definitiva, contudo, não foi tão simples: primeiro, passou a se chamar Palestra Mineiro; posteriormente, virou Ypiranga - nenhuma das alcunhas durou muito tempo, eram provisórios. A definição ocorreu no dia 7 de outubro de 1942, quando se escolheu Cruzeiro Esporte Clube como o novo nome do clube, as 5 estrelas como o escudo e o azul como a cor do time.

A sugestão foi do conselheiro Osvaldo Pinto Coelho. Nada mais brasileiro que o Cruzeiro do Sul, constelação que está presente na bandeira nacional e que só pode ser observada do hemisfério sul (ou de regiões do hemisfério norte que estão perto da linha do equador). Ao mesmo tempo, a Itália continuou representada: a cor azul não está na bandeira italiana, mas é a usada na camisa da seleção do país. Foi a maneira encontrada para manter a identidade sem desrespeitar a lei.

Seja Palestra Itália, Palestra Mineiro, Ypiranga ou Cruzeiro: o amor permanece o mesmo. Parabéns pela iniciativa, pelas conquistas e pela manutenção da força que marcou o clube desde a sua criação em 1921.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle