Conheça a Taça das Favelas

Atualizado: Jul 26

Você já ouviu falar sobre a Taça das Favelas? Criada em 2012 pela Central Única das Favelas (CUFA), o torneio representa- nada menos- do que a maior e principal competição de futebol de campo- entre favelas- do mundo. Cada edição conta com quase 100 mil inscritos que passam por peneiras, assim a partir de eliminatórias e do desempenho no ano anterior as equipes participantes são definidas.

Neste ano, a competição conta com 80 seleções, sendo 64 masculinas (com jovens entre 14 e 17 anos) e 16 femininas (com idade livre). Os jogos iniciaram ontem (6) no Campo do Realengo, Rio de Janeiro. A abertura ficou por conta da disputa entre as meninas da favela Ouro Preto e do Jardim Bom Retiro, às 9h. Em seguida, foi a vez dos meninos estrearem com o jogo entre Lagoa do Magé e Complexo do Taquaral. No domingo (7), a atração principal será o embate entre as atuais bicampeãs do Corte Oito e a Pedreira das Vassouras às 17h.

Além do Esporte

Muito além de revelar futuros campeões do mundo, o projeto tem como objetivo integrar socialmente- através do esporte- jovens e famílias das comunidades cariocas. Pensando na realidade fora das quatro linhas, a proposta busca influenciar de forma positiva jovens e crianças através de palestras e workshops que acontecem durante a competição. Além do Rio de Janeiro, o torneio acontece em São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia e Maranhão.

A igualdade de gênero também é pautada pela instituição, afinal, a iniciativa busca contribuir para um sociedade mais igualitária e justa. Segundo a presidente da CUFA, Nega Gizza, foi fundamental a inclusão de uma categoria feminina, visto que o futebol é um ambiente, ainda, dominado por homens: "Com essa ação, vemos ano a ano uma mudança de postura e um respeito crescente entre todos os competidores da Taça, sejam homens ou mulheres", diz.

Revelações e Reconhecimento

Grandes nomes do futebol como Zico e Romário já demonstraram apoio à ideia, além disso, a Taça das Favelas já foi responsável por revelar alguns jogadores, como Erick Brendon com passagem pelo Botafogo e, hoje, atua na Portuguesa do Rio de Janeiro e Mateus Norton, do Fluminense.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle