Redução no elenco, torneio internacional e busca por reforços: a pré-temporada do Fluminense

Atualizado: Jul 26

Cinco dias após a reapresentação do elenco oficial para começar os trabalhos de 2018, o Fluminense vêm enfrentando altos e baixos no início da pré-temporada. Depois de reduzir o elenco através de dispensas, vendas e empréstimos por conta de ajustes necessários na folha salarial, o clube conta com poucos reforços para futuros campeonatos, como o torneio Flórida Cup e, em breve, o Campeonato Carioca, além de ter que lidar com acusações judiciais envolvendo o jogador Gustavo Scarpa.

A volta aconteceu na última quinta-feira (4) e serviu como um reencontro dos jogadores com o técnico Abel Braga, que segue no comando do grupo, além de ter sido o primeiro contato dos atletas com o novo diretor executivo de futebol do clube, Paulo Autuori. No último sábado, a equipe realizou a sua primeira partida na temporada, em um jogo-treino no próprio CT contra o Esporte Clube Resende, resultando em uma goleada de 4 a 0 para o time de Laranjeiras. O grupo irá permanecer no Rio de Janeiro até o dia 9, data em que a delegação embarcará para os Estados Unidos para a disputa do torneio Flórida Cup, retornando apenas perto de sua estreia no Campeonato Carioca. Os únicos reforços especulados até o momento foram o lateral Gilberto, que era do Vasco da Gama, e o Jadson, da Ponte Preta, ambos ainda não anunciados oficialmente.

Mudanças no elenco e caso Scarpa

A preocupação dos torcedores do time tricolor se dá por conta da perda de peças importantes que atuaram na maior parte da temporada de 2017. Na lista dos atletas dispensados, é possível encontrar nomes como Wellington Silva, que foi emprestado ao Internacional, Arthur, Higor Leite, Maranhão, Marquinho, Robert, Henrique, zagueiro titular e até capitão em alguns jogos, Diego Cavalieri, goleiro com história no clube desde 2011, entre outros jogadores. Além disso, o Fluminense não contará com o volante Wendel, que foi vendido ao Sporting por cerca de 31 milhões de reais. Segundo o comunicado oficial emitido pela assessoria de imprensa, a medida tem como objetivo reduzir a folha salarial a fim de reajustar do orçamento do clube ao longo do ano.

Como consequência dos problemas financeiros, o clube ainda vêm protagonizando uma novela cheia de capítulos polêmicos com uma de suas maiores revelações atuais: o meia Gustavo Scarpa. Após ser especulado em grandes clubes do futebol paulista, como Corinthians, São Paulo e Palmeiras, o jogador entrou com uma ação judicial baseado na Lei Pelé, que permite que o atleta peça uma rescisão contratual em caso de atraso de salário por período igual ou superior a três meses, além de não se reapresentar junto com o resto do elenco. De acordo com o Fluminense, os débitos com Scarpa foram quitados e o clube lutará para que o vínculo com o atleta seja mantido para 2018.

Próximos confrontos A estreia oficial da equipe de Abel Braga na temporada será nos Estados Unidos, no torneio Flórida Cup. O Fluminense entrará em campo em dois confrontos na primeira fase: o primeiro será no dia 12, contra o PSV Eindhoven e o segundo, no dia 15, será contra o Barcelona de Guayaquil, ambos no Estádio Spectrum, em Orlando. Já em busca do seu 32º título estadual, o clube tricolor irá estrear na primeira fase do Campeonato Carioca, a Taça Guanabara, em uma partida contra o Boavista, no dia 17 de janeiro, em Bacaxá. Na competição, o clube iniciará no grupo C, que também conta com Botafogo, Madureira, Boavista e Portuguesa-RJ.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle