Sem árbitro de vídeo, Brasileirão tem tabela divulgada

Atualizado: Jul 26

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou no fim da tarde de ontem (5) a tabela da série A do Campeonato Brasileiro. A competição, neste ano, começa no dia 14 de abril, um mês mais cedo do que o início do torneio de 2017, em virtude da paralisação que ocorrerá entre a 12ª e a 13ª rodadas, durante a Copa do Mundo da Rússia.

A tabela do Brasileirão foi apresentada durante a reunião do Conselho Técnico da competição, que contou com os representantes dos 20 times que integram a divisão de elite do futebol nacional. Na mesma reunião, os clubes decidiram pelo não uso do árbitro de vídeo na competição deste ano. O placar foi de 12 votos contrários à tecnologia (América Mineiro, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Paraná, Santos, Sport, Vasco e Vitória), contra sete a favor (Bahia, Botafogo, Chapecoense, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras). Vale ressaltar que o São Paulo não votou, pois o representante tricolor saiu mais cedo da reunião.

De acordo com a proposta apresentada, o árbitro de vídeo só seria utilizado a partir do segundo turno. Além disso, a implementação da tecnologia seria custeada pelos próprios clubes, o que geraria uma despesa extra total de cerca de R$ 20 milhões. Para o coordenador do sistema de árbitro de vídeo na CBF Manoel Serapião, os clubes optaram por analisar primeiro o impacto da tecnologia na Copa do Mundo e na Copa do Brasil, já que nesta competição nacional os custos da ferramenta ficam a cargo da própria CBF.

Outras duas relevantes decisões foram tomadas na reunião do Conselho Técnico, como a permissão do uso de grama sintética e da venda de mandos de campo – no entanto, os clubes só podem vender cinco mandos de campo durante o campeonato, e essa transferência não pode ocorrer em nenhum dos cinco últimos jogos como mandante no torneio.

Confira os confrontos das três primeiras rodadas do Brasileirão de 2018:

  • Primeira rodada (entre 14 e 16/04):

Cruzeiro x Grêmio, Atlético-PR x Chapecoense, América-MG x Sport, Vitória x Flamengo, Vasco x Atlético-MG, Botafogo x Palmeiras, São Paulo x Paraná, Santos x Ceará, Corinthians x Fluminense e Internacional x Bahia.

  • Segunda rodada (entre 21 e 23/04):

Atlético Mineiro x Vitória, Paraná x Corinthians, Chapecoense x Vasco da Gama, Bahia x Santos, Fluminense x Cruzeiro, Flamengo x América Mineiro, Ceará x São Paulo, Sport x Botafogo, Palmeiras x Internacional e Grêmio x Atlético-PR.

  • Terceira rodada (entre 28 e 30/04):

Atlético-MG x Corinthians, Paraná x Sport, América-MG x Vitória, Bahia x Atlético-PR, Fluminense x São Paulo, Botafogo x Grêmio, Ceará x Flamengo, Santos x Vasco da Gama, Palmeiras x Chapecoense e Internacional x Cruzeiro.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle