A Libertadores é o campeonato mais disputado

Atualizado: 26 de Jul de 2020

O futebol homenageando os heróis da independência sul- americana. Libertadores da América! O campeonato foi criado em 1960 e é tradição no mundo do futebol na América do Sul. Nos últimos dez anos, a Libertadores teve vinte finalistas diferentes. Hoje, são trinta e dois clubes em campo. Os favoritos são vários, mas os clássicos Brasil e também a Argentina não ficam de foram da lista. Mas o inédito é que nenhum outro torneio no mundo teve tantos finalistas diferentes.

Na Champions League, apenas nove clubes chegaram até as finais deste 2008. A Europa League teve dezesseis clubes finalistas neste período. A Libertadores supera até campeonatos de outros esportes, na NFL, Liga de futebol americano, quatorze equipes foram para a final. Na NBA, a liga de basquete, apenas nove clubes lutaram pelo título. A libertadores é o campeonato coma menor hegemonia de clubes, e a razão para isso pode ser o desejo grande de todos pela taça, o que faz com que todos os times, se preparem muito para ganhar, a chamada carinhosamente por esse texto de taça da liberdade.

Além de ser um torneio que consagra o clube de futebol vencedor, o título é também uma exigência da torcidas. Contudo, apesar da diversidade de clubes que disputou as finais nesses último dez anos, quando se fala de investimento financeiro os brasileiros e argentinos ocupam o primeiro lugar. Segundo a revista Época,em uma apuração jornalística feita por Rodrigo Camelo, o Flamengo (Bra), Palmeiras (BRA) , Corinthians (BRA), River Plate (ARG) e Boca Juniors (ARG) são os times que mais investem.

Segundo a mesma fonte, o faturamento do Flamengo, que gira em torno de quinhentos e dez milhões por ano. Renda maior do que o faturamento do Atlético Nacional, Santa fé, Junior Barranquila e Millonarios, todos clubes colombianos, e também somam nessa conta o Colo- Colo e Universidad de Chile, os dois clubes são chilenos. Esses seis clubes juntos faturam quatrocentos e cinquenta e seis milhões por ano, cinquenta e quatro milhões a menos do que o Flamengo.

O campeonato já teve diversos nomes: Copa campeões da América, Copa libertadores da América, Copa Toyota Libertadores, Copa Santander Libertadores, Copa Bridgestone Libertadores. Apesar dos diferentes nomes no decorrer da história, a liberdade sempre esteve no nome. Um torneio com o clubes dos países do continente. Um continente que lutou, pagando o preço vidas para ter a sonhada liberdade.

A Libertadores já começou, onde no mês passado foi realizado a fase mata-mata. Agora, os grupos já estão definidos e a bola rola amanhã (27). O time Defensor, clube do Uruguai enfrenta o Grêmio, time brasileiro e campeão da Libertadores de 2017, no estadio Luiz Franzini que fica em Montevidéu, capital do Uruguai, às 19:15 da Noite

Qual a sua aposta? O campeonato deste ano vai definir alguma hegemonia no continente ou vai prevalecer a diversidade de vencedores?

0 comentário

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle