Modrić merecia a Ballon D'Or?

Atualizado: Jul 26

Na última segunda-feira (04), aconteceu em Paris, na França, a premiação do prêmio “Ballon D'Or” da revista France Footbool. Desde 2016 a cerimônia que coroa os melhores jogadores do ano, passou a acontecer sem ter ligação com a Fifa.

A surpresa desse ano ficou por conta de Luka Modrić. O croata foi vencedor da bola de ouro e acabou com a hegemonia entre Cristiano Ronaldo e Messi, com cinco conquistas cada, hegemonia que perdurava há anos e até então, todos esperavam que Cristiano Ronaldo finalmente ficaria a frente de Messi. O último jogador a conquistar a Bola de Ouro antes da hegemonia da dupla foi o brasileiro Kaká, vencedor do prêmio em 2007.

Modrić foi campeão da Champions League com o Real Madrid, mas o que pesou na escolha de Lukita para ser eleito, e o fez ser o favorito, foi sem duvidas as suas atuações pela seleção croata na Copa do Mundo da Rússia, onde conquistou o vice-campeonato e ainda foi eleito o melhor jogador da competição.

Há quem diga que a escolha para o prêmio de melhor do mundo no ano, e o Ballon d'Or foram equivocadas. Os números do croata não surpreendem tanto essa temporada. Foram apenas cinco gols e 11 assistências em 59 jogos, sendo uma diferença de 49 gols numa temporada para Cristiano Ronaldo e 29 gols para o segundo colocado, Antoine Griezmann, que foi campeão da Copa do Mundo na Rússia, vestindo a camisa dos Bleus. Já no Real Madrid, o equívoco parece ficar evidente, seu companheiro de equipe, Toni Kross, que atua na mesma posição e tem apenas dois jogos a mais na La Liga e Champions League, superou o croata em gols (5 a 2), assistências (8 a 7), chances criadas (88 a 48) e desarmes (74 a 48) – perdendo em dribles completados (64 a 26) e interceptações (45 a 23).

A Copa do Mundo aparentemente foi crucial nessa escolha, mas será que Modrić foi realmente tão incrível e merecedor a ponto de acabar com a hegemonia de Messi e Cristiano Ronaldo? Fica ai o questionamento.

Receba as novidades

do Futebol Por Elas

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle